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Texto anotado

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As anotações ficam salvas junto com a análise de cada texto e estão disponíveis no seu perfil.

Quadro de Análise

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Texto reformatado

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Vocabulário

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Relembre as orientações para o planejamento de atividades

Após selecionar os textos a serem estudados em profundidade, é fundamental compreender o que está em jogo do ponto de vista da aprendizagem dos conteúdos da área de História.

Para isso, antes de iniciar o planejamento, sugerimos entender o contexto histórico referido no texto e os objetivos de aprendizagem desejados.

Assim, é possível antecipar os diálogos que precisam ser construídos com os alunos em torno dos conteúdos estudados, bem como as informações que precisam compreender para, progressivamente, desenvolver as habilidades esperadas pelas diretrizes curriculares.

Vale lembrar que as atividades que propomos para ensinar e aprender a estudar textos, além de favorecer a apropriação de conhecimentos históricos, contribuem para alcançar objetivos previstos nas diretrizes da área de Língua Portuguesa.

Na medida em que os alunos são convidados a participar da leitura, comentário e análise de textos, espera-se que desenvolvam também conhecimentos letrados próprios dos campos de estudo e pesquisa, incluindo os eixos de:

  • Oralidade
  • Análise linguística/semiótica
  • Leitura/escuta
  • Produção de textos

Relação das atividades com a BNCC de Língua Portuguesa

Para tomar decisões sobre como organizar o trabalho pedagógico em torno da leitura do texto, é importante atentar-se não só ao conteúdo histórico estudado, como também à forma em que ele é apresentado.

A partir de uma análise da linguagem utilizada no texto, identificando características referentes ao seu vocabulário e estrutura, é possível antecipar intervenções produtivas a serem incorporadas no seu planejamento, de acordo com as características de cada texto.

Para isso, sugerimos que você analise cuidadosamente os resultados da ferramenta denominados “para estudo e planejamento”, levando em consideração as seguintes orientações:

TEXTO ANOTADO

(1) Anotação das partes do texto (na margem direita):
Não é o mesmo dizer que um texto “fala” ou que ele “descreve”, “explica”, “define”, etc. Falar sobre os textos por meio de termos precisos como esses ajuda a compreender melhor aquilo que se lê e, também, permite enriquecer os comentários e explicações orais e escritas sobre os temas estudados.

Nesta ferramenta, ressaltamos justamente essas três formas de usar a linguagem nos textos de História do 4º e do 5º ano: EXPLICAÇÃO, DESCRIÇÃO e DENOMINAÇÃO.

Assim, você pode antecipar intervenções específicas durante a releitura e anotação do texto, guiando seus alunos a reparar na sua organização, por meio de perguntas como: “O que está sendo explicado nesse trecho”? ou “Aqui o texto especifica o nome que era dado a algo… ou seja, sua denominação”?

(2) Anotação dos conteúdos informativos do texto (abaixo de cada linha)
A leitura e compreensão de textos de História exige identificar os principais tipos de informação que esses materiais apresentam.

Para tanto, a ferramenta destaca indícios para localizar os conteúdos informativos relativos às circunstâncias de TEMPO e CAUSALIDADE/FINALIDADE em que ocorreram acontecimentos estudados no texto. Dessa forma, você estará mais preparada para conversar com os alunos não apenas sobre o que aconteceu, mas também sobre quando e por que.

(3) Anotação de palavras e expressões-índice do texto (em janelas “pop up”)
Reconhecer as palavras e expressões utilizadas para estabelecer relações entre os conteúdos informativos do texto favorece a apropriação tanto de conhecimentos históricos quanto de conhecimentos letrados.

A partir delas, a ferramenta mapeia as partes do texto que não estão anotadas na margem direita, mas que podem ser úteis para orientar o trabalho em sala de aula:

(4) Anotação de verbos (em janelas “pop up”)
Nos textos didáticos de História, os verbos não apenas informam quais foram as ações realizadas pelos diferentes atores (humanos e não humanos) do passado. Em alguns casos, servem também para descrever as características de pessoas, lugares ou processos. Em outros, expressam relações de causalidade entre acontecimentos ou, ainda, os sentimentos, pensamentos ou atos de fala dos participantes. Embora pouco frequentes nos textos didáticos produzidos para o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental, esses mesmos tipos de verbo podem comunicar também a perspectiva dos autores sobre os acontecimentos estudados.

A nossa ferramenta coloca em relevo especificamente os verbos de descrição/definição/existência, os verbos causais e os verbos de falar/pensar/sentir.

 

QUADRO DE ANÁLISE

Lembre-se de que o resultado de todas essas análises não precisa ser compartilhado com os alunos. As análises são insumos para pensar com antecedência no que você pode dar atenção durante as conversas com seus alunos, sempre de forma contextualizada e sem perder de vista as questões que pretende-se responder com a leitura do texto.

Além de mapear os diferentes tipos de informação que os alunos encontrarão nos textos, pode ser útil identificar também a sua principal forma de organização. Entender o tipo de estrutura de um determinado texto permite incorporar no planejamento de atividades considerações relativas à linguagem, ajudando a orientar a definição de perguntas-chave para o estudo e a compreensão do texto.

As questões organizadas no seguinte diagrama podem te ajudar a reconhecer as formas de organização que predominam nos textos dos livros didáticos de História do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental:

Você também pode utilizar o resultado do texto anotado para classificar o texto e planejar atividades que melhor se adequem a sua estrutura.

Vale lembrar que também é possível encontrar textos que contêm mais de um tipo de segmento (descritivo, narrativo e/ou explicativo). Nesses casos, você pode aproveitar as estratégias sugeridas para estudar “partes do texto” de acordo com suas características.

Para selecionar as atividades a serem realizadas antes, durante e depois da leitura, é fundamental entender o propósito de cada um desses momentos.

Dessa forma, o seu planejamento conseguirá articular de forma mais produtiva os objetivos a serem alcançados, tanto do ponto de vista da aprendizagem dos conteúdos de História quanto da apropriação de conhecimentos letrados.

ANTES DA LEITURA

As propostas antes da leitura têm o objetivo de preparar os estudantes a aprender com o texto.
Por isso, as perguntas e intervenções do professor devem:

  • Mobilizar o que os alunos já sabem, a fim de ancorar o estudo do texto nos seus conhecimentos prévios.
  • Ajudar a explicitar as dúvidas e curiosidades dos alunos sobre o conteúdo.

Dessa forma, é possível criar um propósito compartilhado para a leitura que oriente a recepção geral do texto.

Atividades que você pode incluir no seu planejamento:
Resumir o que se conhece sobre o tema
Definir ou introduzir conceitos ou explicações-chave
Pensar no texto a partir do título
Pensar no texto a partir das imagens
Pensar no texto a partir do vocabulário do texto
Listar dúvidas, conjecturas e perguntas sobre o tema
Formular pergunta-chave
Registrar uma primeira versão sobre a compreensão do tema

DURANTE A LEITURA

A primeira leitura tem como objetivo principal que os alunos obtenham uma compreensão global do texto a ser contrastada com as hipóteses e conjecturas que foram registradas previamente.
Para isso, ouvir a leitura em voz alta feita por um leitor mais experiente pode ajudar a focalizar a atenção compartilhada dos alunos sobre o texto. Neste momento, algumas intervenções são importantes:

  • Antecipar formas de usar a sua voz e seus gestos para dar ênfase ao que o texto diz, a como diz, ao que quer dizer.
  • Promover a identificação conjunta de questões que não foram resolvidas e precisam de um estudo mais aprofundado do texto.

Como professor, você já estudou conosco aspectos relacionados ao conteúdo e à linguagem dos textos e, por essa razão, é capaz de ajudar os alunos a explicitar suas incompreensões e formular novas perguntas, motivando-os a participar das atividades de releitura e a realizar anotações no texto.

Atividades que você pode incluir no seu planejamento:
Realizar uma leitura expressiva do texto
Identificar a necessidade de releitura do texto

APROFUNDANDO A LEITURA

O momento de releitura e aprofundamento tem um objetivo duplo, que diz respeito à exploração do conteúdo informativo do texto, bem como ao desenvolvimento de estratégias de análise e estudo.
Ao reler os textos com a mediação do professor, os alunos têm a oportunidade de identificar, localizar, anotar e comentar a linguagem utilizada para descrever, relatar, explicar o que aconteceu, com quem, como, por que, etc. Por sua vez, você como professor tem a chance de observar o raciocínio dos alunos para oferecer pistas ajustadas às necessidades de cada um no processo de aprendizagem.

Para isso, propomos:

  • Retomar e aprofundar a compreensão das questões levantadas antes da primeira leitura desse texto em particular.
  • Colocar em prática um conjunto de procedimentos de análise, tanto do vocabulário quanto da organização do texto, a fim de que os alunos ganhem autonomia para enfrentar a tarefa de ler para aprender.

Atividades que você pode incluir no seu planejamento:
Anotar o texto
Esquematizar o texto
Classificar, definir, desenhar ou localizar o vocabulário do texto

APÓS A LEITURA

O objetivo principal deste momento é dar aos alunos a oportunidade de integrar o conjunto de informações analisadas a partir das propostas de leitura e estudo do texto.
Assim, espera-se que os alunos possam:

  • Usar o que compreenderam para reescrever o conteúdo do texto ou representá-lo esquematicamente (por meio de linhas do tempo, diagramas de fluxo, etc.).
  • Apropriar-se da linguagem dos textos na medida em que vão utilizando-a para comunicar o que aprenderam.
  • Explicitar as conquistas alcançadas e identificar aspectos que ainda precisam ser alvo do trabalho educativo.

Para isso é fundamental que os alunos tenham a oportunidade de enfrentar os desafios propostos, sem “atalhos” que os levem a uma resposta aparentemente certa mas que pouco os ajude a estabelecer conexões por si mesmos e explicitar seu próprio raciocínio para consolidar as aprendizagens propiciadas.

Atividades que você pode incluir no seu planejamento:
Reescrever o texto ou fragmentos textuais
Escrever uma síntese a partir da leitura de vários textos ou fontes
Legendar imagens
Representar o texto com textos breves conectados a imagens
Elaborar representações esquemáticas
Apresentar oralmente os conteúdos representados

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