Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Antes da leitura – como preparar os alunos para aprender com o texto?
  • >Propostas de atividades

Pensar no texto a partir das imagens

As imagens que fazem parte dos textos didáticos ajudam a construir os seus significados, pois mostram elementos que foram citados ou introduzem outros que podem complementar e estender a compreensão.

Em História, as imagens costumam apresentar evidências dos fatos narrados e/ou explicados. São imagens de objetos, esculturas, reproduções de retratos, registros pictográficos ou fotográficos sobre pessoas, lugares, objetos ou eventos. É o que os historiadores denominam “fontes primárias” e que servem para nos apresentar pessoas e eventos relacionados à vida no passado. Também podem aparecer imagens que oferecem representações esquemáticas de aspectos ou relações expressas no texto. Por exemplo: linhas do tempo para representar sequências de eventos ordenadas temporalmente; sínteses que representam as características descritas; diagramas para demonstrar relações causais; etc.

As imagens são elementos que podem contribuir para as atividades de preparação ao estudo do texto. Os diálogos em torno delas podem ajudar a focalizar a atenção dos estudantes sobre o tema e a formular perguntas que serão resolvidas com a leitura do texto.