Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Aprofundando a leitura – como explorar juntos o vocabulário e a estrutura do texto?
  • >Propostas de atividades

Esquematizar o texto

Ainda que desde o início da escolaridade os alunos tenham contato com diagramas e tabelas, é necessário participar de múltiplas situações de uso desse tipo de ferramenta gráfica a fim de compreender sua natureza e funções.

Nós devemos mostrar às crianças como o ato de esquematizar pode apoiar o estudo de textos das várias disciplinas. Esquematizar supõe extrair e dispor as informações apresentadas em um novo espaço com a finalidade de representar o modo como se relacionam: o que faz parte do que, o que é causa e o que é consequência, quais são as as partes que compõem o todo, o que se compara ao que, o que é definido e como, etc.

Trata-se de uma proposta desafiante que exige:

  • passar de um modo linear e contínuo (texto) a um modo fragmentado e descontínuo (palavras e expressões em boxes, conectados com linhas e flechas);
  • selecionar a informação-chave, ou seja, identificar as palavras e expressões que melhor sintetizam as ideias do texto;
  • organizar as unidades informativas do texto, de forma coerente, no espaço gráfico.

A produção de esquemas a partir da releitura e comentário do texto gera oportunidades para resolver dúvidas, enfatizar conceitos e relações, estabelecer conexões com informações procedentes de outras fontes e integrar os aprendizados construídos. Além disso, trata-se de um procedimento que ajuda a memorizar aquilo que foi estudado.

Dependendo do conteúdo, é possível utilizar diferentes objetos no espaço gráfico:

No exemplo a seguir, observamos:

  • à esquerda, os costumes indígenas adotados pelos portugueses: uso de canoas, do arco e da flecha, consumo de alimentos como o milho, a mandioca e o amendoim, entre outros;
  • à direita, enlaçadas com uma flecha, a finalidade de cada um desses aprendizados: para explorar os rios, para pescar, para se alimentar, etc.

Isto é, o espaço gráfico permite classificar dois tipos de informação no eixo vertical (um tipo à esquerda, outro à direita), bem como estabelecer relações entre eles através dos enlaces indicados com flechas (neste caso, uma relação de finalidade).

Esquema resultante das atividades de leitura e estudo do texto Portugueses e indígenas: primeiros contatos

No próximo exemplo, o espaço gráfico é utilizado para separar "quem fazia o que". Assim, temos, à esquerda, a referência aos agentes (os negros escravizados) e, à direita, formando uma lista no eixo vertical, a enumeração das ações realizadas por esses atores para resistir à condição de escravidão. Do terceiro item listado se desdobram informações adicionais. As flechas indicam que há uma relação de causa-consequência: sofrer depressão profunda tinha como consequência a impossibilidade de trabalhar e, em alguns casos, a morte.

Esquema resultante das atividades de leitura e estudo do texto Formas de resistência à escravidão

 

Durante a releitura de um texto, podemos complementar a análise realizada por meio da produção de esquemas.

Para isso, é necessário selecionar os fragmentos textuais que consideramos importantes de serem estudados com maior detalhe ou aqueles que resultam essenciais para a compreensão das ideias do texto, como pode ser visto no exemplo abaixo:

Incorporar a esquematização de informações ao procedimento de anotação do texto serve para apoiar nossas explicações e conduzir um diálogo com os aprendizes que contribua para a elaboração de significados. Na área de História, representações como as linhas do tempo são especialmente indicadas para esquematizar os conteúdos de textos em que predomina o relato de acontecimentos ordenados temporalmente.

A manipulação do vocabulário do texto cria oportunidades para os alunos reconstruírem e representarem esquematicamente as informações estudadas.

Para isso, devemos preparar cartões com as palavras-chave do texto e propor que os estudantes as ordenem e agrupem, identificando as conexões entre elas. Vale lembrar que alguns termos podem dar nome aos grupos estabelecidos.

Observar o desenvolvimento dessa atividade nos oferecerá insumos sobre as relações conceituais que os aprendizes estão elaborando sobre o texto e pode orientar a formulação de novas perguntas sobre o tema em questão.

Antes de propor a realização desse procedimento em duplas ou individualmente, é preciso garantir que os alunos tenham participado, em ocasiões repetidas, de situações coletivas similares. Portanto, é necessário preparar o material didático de modo que os cartões possam ser colados e lidos a certa distância.