Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Após a leitura – como ajudar os alunos a integrar o que aprenderam com o texto?
  • >Propostas de atividades

Reescrever o texto ou fragmentos textuais

A atividade de reescrita de um texto oferece oportunidades valiosas para a apropriação de conhecimentos históricos e conhecimentos letrados. Quando propomos que os alunos formulem uma explicação sobre o tema estudado, não devemos esperar que o reproduzam de cor e nem literalmente, mas sim que escrevam um texto com sentido, onde seja possível reconhecer as ideias que foram lidas e analisadas na fonte original.

Nesse processo, as crianças recorrem a uma variedade de estratégias que propiciam múltiplas aprendizagens: têm de recuperar tanto as informações quanto as relações estabelecidas no texto, além de relembrar a ordem em que foram apresentadas para organizá-las de modo coerente. Às vezes, conseguem reproduzir expressões literais; outras, alternam entre o uso de palavras extraídas do texto e palavras equivalentes do seu próprio vocabulário (ou do vocabulário que circulou durante a releitura e comentário sobre o texto).

A atividade de reescrita permite que os alunos continuem aprendendo sobre a linguagem dos textos, à medida que a utilizam em suas produções. Além disso, gera um contexto favorável para verificarem sua própria compreensão das informações e conteúdos estudados.

As propostas de reescrita podem se desenvolver a partir de diferentes pedidos:

  • Reescrever o texto (ou fragmentos textuais) respondendo a uma pergunta geral sobre o tema.
  • Reescrever o texto a partir dos esquemas produzidos com o vocabulário-chave.
  • Reescrever o texto mudando o gênero textual. 

Neste caso, podemos convidar os alunos a lembrarem de tudo o que aprenderam sobre o tema estudado, a partir da leitura de um ou mais textos, e escreverem sobre ele:

  • "O que sabemos agora sobre o tema...?"
  • "O que aprendemos sobre...?"

As orientações devem fazer menção ao que foi discutido nas atividades de estudo, às perguntas que foram respondidas com a leitura do(s) texto(s), bem como àquelas que ficaram em aberto. A escrita de um texto permite ter uma “lembrança-registro” de todas essas aprendizagens. 

Esquemas produzidos a partir do reestabelecimento de conexões entre o vocabulário-chave podem dar insumos para o planejamento da escrita de um texto que reconte ou explique os conteúdos estudados.

Para isso, convide os alunos a utilizarem os esquemas produzidos a fim de redigirem uma explicação ou resolverem uma pergunta sobre o tema, como pode ser visto no seguinte exemplo:

Esta proposta consiste em reproduzir o texto estudado (ou fragmentos dele), a partir de um gênero diferente (porém, conhecido). Assim, os relatos e explicações podem virar histórias em quadrinhos, anúncios, notícias, glossários, cartazes, biografias, etc.

Rap escrito por alunas do 4º ano do Ensino Fundamental da EE Prudente de Moraes (2019)