Biblioteca
  • Linguagem
  • >Como é a linguagem dos textos de História
  • >Palavras utilizadas para estabelecer relações causais entre acontecimentos

Verbos causais

Com frequência, encontramos que a relação causal entre os acontecimentos descritos se estabelece mediante o uso de verbos. No lugar de introduzir um conector causal explícito, o texto apresenta acontecimentos que são a explicação de outros acontecimentos, cabendo ao leitor “desempacotar” as informações e compreender as relações lógicas estabelecidas pela sequência textual.

Alguns dos verbos que costumam expressar relação causal entre acontecimentos são: "resultar", "motivar", "ocasionar", "provocar", "causar", "incentivar", "alterar", "continuar", etc. Observemos os seguintes exemplos [1, 2]:

  • “A necessidade de encontrar um caminho alternativo para chegar à Índia e a busca por riquezas estimularam portugueses e espanhóis a enfrentar os perigos do mar.”
  • “Os indígenas lutaram contra a escravidão e a perda de suas terras. Em geral, esses confrontos resultaram no extermínio de um grande número de indígenas.”
  • “O açúcar holandês era vendido na Europa por um preço menor do que o produzido no Brasil, diminuindo as vendas do açúcar português.”

Como vimos, o uso de verbos causais pode vir acompanhado por nominalizações, o que exige que o leitor seja capaz de identificar os agentes dos acontecimentos e explicitar as relações de causa e efeito entre eles. No primeiro caso, por exemplo, o participante do acontecimento é a “necessidade” – trata-se de uma nominalização, um processo resumido em um nome. Diz-se que a necessidade... estimulou. Isto é, provocou, teve por consequência, ocasionou.

A identificação explícita dos atores, acontecimentos e relações suporia uma construção como a seguinte: Portugueses e espanhóis necessitavam encontrar um caminho alternativo para chegar à Índia. Portugueses e espanhóis desejavam buscar riquezas. Por isso, portugueses e espanhóis enfrentaram os perigos do mar. No caso, portugueses e espanhóis se referem aos governantes de Portugal e Espanha.

Referências bibliográficas

[1] MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.
[2] MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.