Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Aprofundando a leitura – como explorar juntos o vocabulário e a estrutura do texto?
  • >Propostas de atividades

Classificar o vocabulário do texto

Formar grupos de palavras a partir da identificação de uma característica que as relaciona ou de um conceito geral ao qual se subordinam, é uma atividade especialmente apropriada para estudar textos de História com estrutura descritiva.

Para isso, devemos oferecer aos alunos cartões independentes com os termos selecionados, estimulando-os a localizar aqueles que podem ser agrupados.

Com base na dificuldade dos conteúdos estudados e no nível de familiaridade dos alunos com esse tipo de proposta, vale avaliar se é produtivo incluir expressões do texto que nomeiam critérios para o agrupamento das palavras. Outra alternativa consiste em explicitar as categorias que os alunos podem utilizar para classificar os itens em questão.

O exemplo a seguir ilustra uma maneira de introduzir a proposta de classificação de palavras, a partir de um texto que descreve os produtos comercializados há mais de 510 anos entre países que hoje pertencem aos continentes europeu e asiático:

Depois de familiarizados com o procedimento, essa atividade pode ser desenvolvida em pequenos grupos, duplas ou individualmente. A inclusão de um número maior de termos leva à representação esquemática do texto a partir do vocabulário.