Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Instrumentos pedagógicos
  • >Como utilizar materiais para dar suporte ao trabalho de análise e compreensão dos textos?

Identificar o vocabulário do texto

Para realizar atividades de estudo do vocabulário do texto, é preciso identificar os termos que serão estudados. Qual o conjunto de palavras que os alunos precisam estudar? Quais são os termos que esperamos que compreendam e usem depois nas suas próprias explicações?

A ponderação dessas questões permitirá preparar o material didático necessário para cada atividade.

O procedimento consiste em selecionar as palavras do texto com maior “carga” informativa. É preciso reler o texto e identificar as palavras chamadas de conteúdo (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios) e deixar de lado as palavras gramaticais (artigos, preposições, conjunções, pronomes).

Essa distinção diz respeito à categoria gramatical a que pertencem as palavras:

  • As palavras de conteúdo, também denominadas da classe aberta ou lexical, se referem a objetos, atividades, eventos, ideais, estados e propriedades.
  • As palavras gramaticais, ou de classe fechada, têm a função de colocar em relação as palavras da oração.

A partir da elaboração dessa lista, podemos preparar os cartões manipuláveis com o vocabulário necessário para as atividades de representação esquemática do texto ou fragmento textual.

Observemos a seleção do vocabulário no seguinte exemplo:

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 1ª edição. p. 78. São Paulo, SP, 2011.

As nuvens de palavras são representações gráficas do vocabulário do texto. O tamanho das palavras no gráfico varia em função de sua maior ou menor presença no texto, assim, se uma palavra se repete muitas vezes ganhará maior destaque no gráfico, possivelmente essa palavra faça referência ao tema do texto ou a um conceito-chave.

Se houver a possibilidade de usar um computador com acesso a internet, podemos utilizar as aplicações de acesso gratuito para realizar nuvens de palavras e, nesse caso, dispor do texto digitalizado para que o sistema produza a visualização do vocabulário.

Podemos utilizar o conjunto de palavras selecionados na nuvem para produzir cartões com vocabulário do texto:

Nuvem de palavras obtida a partir do exemplo anterior, baseado no texto Os imigrantes