Biblioteca
  • Linguagem
  • >Quais são os elementos gráficos dos textos didáticos de História
  • >Representações esquemáticas

Esquemas sobre relações temporais

Linha do tempo

A linha do tempo é uma ferramenta utilizada para ordenar graficamente eventos em sequência temporal. Representa, metaforicamente, a passagem contínua do tempo e oferece um espaço gráfico e material para localizar fatos, identificando se ocorreram de forma sucessiva ou simultânea e, também, sua duração. Vejamos dois exemplos:

A seguir, observamos uma linha horizontal segmentada em séculos (períodos de cem anos), de 1500 até o ano 2000. Nos intervalos diferenciados por cores, destacam-se acontecimentos de longa duração: períodos de tempo que representam diferentes formas de governo do Brasil. Abaixo da linha, alguns pontos destacam fatos emblemáticos das mudanças.

ESCALA EDUCACIONAL. Aprender e criar História – 5º ano, 2ª edição. p. 112. São Paulo, SP, 2014.

Já neste outro exemplo a seguir, observamos uma linha do tempo vertical ligada por pontos que são datados em anos. Nesses pontos, destacam-se acontecimentos relacionados à exploração do petróleo no Brasil. É uma linha do tempo ilustrada com fotografias e elementos icônicos, relativos ao tema do petróleo.

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 97. São Paulo, SP, 2014.

Lista

A lista é outro recurso gráfico eficiente para representar uma cronologia de sucessos. Seu formato vertical e seu caráter enumerativo ajudam a segmentar e ordenar fatos, colocando-os em sequência. No exemplo a seguir, podemos observar como estão organizados por anos alguns acontecimentos importantes que dizem respeito aos direitos de participação e representação política das mulheres no Brasil.

Tanto a linha do tempo quanto a lista são meios eficientes para organizar, visualizar e localizar com facilidade eventos na dimensão temporal. Nos dois casos, a leitura da informação esquematizada exige a restituição da preposição "em", que indica a localização na data assinalada de um determinado acontecimento (por exemplo: Em 1950 é feito o primeiro filme brasileiro em cores: Destino em apuros).

SARAIVA. Projeto Coopera – 5º ano, 1ª edição. p. 59. São Paulo, SP, 2014.