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Relato do 4º ano - Texto 1: "Portugueses e indígenas: os primeiros contatos"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto “Portugueses e indígenas: primeiros contatos".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Perceber que indígenas e portugueses tinham costumes diferentes.
  • Compreender que, à medida que foram convivendo, portugueses e indígenas passaram a trocar informações e a adotar os costumes uns dos outros.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Quais eram os costumes dos indígenas? Em que se diferenciavam dos costumes dos portugueses?
  • Por que os portugueses adotaram costumes indígenas?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 52. São Paulo, SP, 2014.

Para introduzir os alunos no estudo da unidade didática e convidá-los à leitura do primeiro texto, apresentei os principais objetivos e questões a serem resolvidas. Enumerei as atividades que realizaríamos coletivamente e em pequenos grupos.

A cada pergunta ou comentário, tentei dar espaço para ouvir o que os alunos tinham a dizer sobre o tema em questão. E assim foi possível ir criando um contexto favorável para entrar em contato com o texto. Registro a seguir algumas das minhas intervenções, organizadas com base nos propósitos didáticos perseguidos a cada momento:

Ativar conhecimentos prévios

  • Como vimos em aulas anteriores, há mais de 500 anos chegaram os portugueses às terras que hoje formam o Brasil.
  • Vocês se lembram que estudamos como eles chegaram (os navios, as viagens, as rotas marítimas), agora vamos estudar o que aconteceu depois da chegada dos portugueses.
  • Quem eles encontraram por aqui? Como foi esse encontro? O que os portugueses começaram a fazer? Por quê?

Reparar na introdução de um conceito novo

  • Tudo isso está relacionado com um conceito histórico importante e que pode ser novo para vocês. Nas próximas aulas, vamos tentar compreender o que significa a palavra “colonização”.
  • Alguém tem alguma ideia do que significa colonização?

Observar os índices gráficos e discursivos que organizam o texto

  • Vamos ler o primeiro texto: "Portugueses e indígenas: os primeiros contatos".
  • Podemos ver que o texto tem duas partes.

Formular conjecturas sobre o conteúdo do texto

  • Alguém pode ler o primeiro ("Costumes muito diferentes") e o segundo subtítulos ("O aprendizado com os indígenas")?
  • Então, o texto tem duas partes. O que podemos esperar da primeira? E qual será o tema da segunda parte?
  • Sim, os costumes! Mas costumes de quem? Isso, dos portugueses e dos indígenas, que são os personagens mencionados no título.

Identificar os objetivos da leitura

  • Vamos formular a pergunta que esperamos resolver com a leitura desta primeira parte. Poderia ser: "Quais eram os costumes dos indígenas? Em que se diferenciavam dos costumes dos portugueses?"
  • Agora sobre a segunda parte... O segundo subtítulo diz “o aprendizado com os indígenas”. De quem vamos tratar neste trecho? Quem aprende o que com os indígenas, e para quê? Sim, os portugueses!
  • Então, vamos tentar formular uma pergunta sobre esta parte: Por que os portugueses aprenderam costumes indígenas?

Realizei uma leitura do texto, expressiva e em voz alta. Comecei apresentando os objetivos da leitura e o que eu esperava que eles fizessem enquanto eu lia:

Conhecer a sequência de ações da atividade

  • Agora vamos ler o texto. Eu vou fazer uma primeira leitura em voz alta e vocês podem seguir acompanhando em seus livros.
  • Quando eu terminar, vamos conversar sobre o texto e tentar resolver as questões que formulamos.

Atentar-se às normas de participação

  • Vamos retomar nossas questões. Da primeira parte, quem gostaria de começar?
  • Lembrem-se das normas para participar.

Conhecer a sequência de ações da atividade

  • Retomando as perguntas que formulamos, vamos ver o que conseguimos compreender com esta primeira leitura.
  • É claro que teremos de voltar ao texto para respondermos todas as questões. Este é apenas o primeiro passo.

Recuperar o tema e os argumentos do texto

  • Então, vamos relembrar o contexto: os portugueses chegaram por aqui, nestas terras que hoje chamamos de Brasil, e passaram a conviver com os moradores nativos, os indígenas.
  • Nesta convivência se dão conta que apresentam costumes diferentes: em que consistiam essas diferenças?

Denominar sequências textuais

  • Muito bem, isso é um exemplo.
  • Algum outro? Quantos exemplos de costumes diferentes podemos encontrar no texto?

Mostrei aos alunos o material de trabalho que utilizaríamos para analisar o texto (texto reformatado). Expliquei a eles que faríamos uma nova leitura para analisarmos a organização do texto: que informações vinham primeiro? E em seguida? Chamei a atenção para determinadas palavras utilizadas no texto e que servem para nos apresentar as informações. Ressaltei que essa observação era especialmente importante para nos ajudar a resolver perguntas sobre o texto ou explicar seu conteúdo. 

Segue o registro de algumas das minhas intervenções, de acordo com aquilo que esperava dos alunos a cada momento:

Conhecer o objetivo da atividade

  • Agora vamos reler o texto. Esta segunda leitura é especial, pois agora vamos “ler com o lápis na mão”. Vamos identificar as informações-chave, as partes que compõem o texto e nos fixar no tipo de palavras que são utilizadas para nos apresentar tais informações.
  • Esta atividade é importante, porque vamos aprender mais sobre as questões que estamos trabalhando e também porque vamos conhecer as palavras que podem nos ajudar a falar e a escrever sobre essas questões.

Identificar participantes e processos-chave

  • "Desde que se encontraram pela primeira vez, portugueses e indígenas perceberam que tinham costumes muito diferentes". Vamos lá! De quem estamos falando nestas primeiras linhas?
  • O que aconteceu com eles? Quais as palavras-chave? Portugueses, indígenas, costumes diferentes. Isso mesmo, mas o que aconteceu?

Identificar vocabulário

  • Qual palavra utilizada no texto nos diz que eles se deram conta de que tinham costumes diferentes? Vejam nos seus livros.
  • Sim, como disse Joana, o que aconteceu nesse convívio inicial é que portugueses e indígenas perceberam que faziam coisas diferentes.

Identificar palavras-índice

  • Observem que o texto segue dizendo “por exemplo”. Essa expressão faz um anúncio. Vão nos dar exemplos... exemplos de quê? Isso mesmo, das diferenças entre os modos de fazer e estar de portugueses e indígenas.
  • Vamos ver como são descritas essas diferenças. Vamos seguir identificando informações-chave e as partes do texto.

Denominar sequências textuais e reparar em suas características gramaticais

  • Nesta parte do texto, temos uma comparação: o texto compara os costumes indígenas com os dos portugueses.
  • Com que palavra contrastam os costumes? Qual palavra é utilizada no texto para dizer que aquilo que os indígenas faziam era diferente do que os portugueses costumavam fazer? Difícil?
  • Escutem (fazendo ênfase na conjunção: "enquanto"). Quando quiserem fazer uma comparação, esta é uma palavra que pode ajudar.

Para fechar a sessão, fiz um resumo dos conteúdos trabalhados citando as partes identificadas do texto e registrei-o na lousa. 

Integrar informação denominando a organização do texto

  • Vamos resumir: o texto começa explicando um acontecimento, a percepção que tiveram portugueses e indígenas sobre seus costumes diferentes.
  • Na sequência, conhecemos três exemplos desses costumes, comparando-os: limpeza pessoal, alimentação, vestuário.
  • A primeira parte do texto termina dizendo que tanto portugueses quanto indígenas adotaram costumes uns dos outros.

Identificar funções do vocabulário no texto

  • Qual é a palavra que o texto apresenta para nos dizer isso?
  • Sim, “absorvendo”, quer dizer pegando, impregnando-se das formas de fazer e estar dos outros.

Recuperei com os alunos as atividades que fizemos na aula passada e compartilhei o objetivo das atividades que iríamos realizar hoje: integrar as informações estudadas, organizando-as por escrito ou graficamente.

Para isso, propus a eles que completassem um quadro comparativo dos costumes de portugueses e indígenas e, em seguida, que elaborassem um esquema que respondesse à pergunta formulada antes: por que os portugueses aprenderam costumes indígenas?

Citar trechos textuais destacando palavras-índice

  • Em nossa última aula de História, lemos o texto "Portugueses e indígenas: os primeiros contatos". Esse texto tinha duas partes. Alguém se lembra sobre o que tratava a primeira parte?
  • Isso mesmo, Antônio! A primeira parte falava dos diferentes costumes de portugueses e indígenas.
  • Antônio lembrou bem: enquanto os indígenas tomavam banho todos os dias, os portugueses só se banhavam de vez em quando, "raramente" está escrito no texto.

Conhecer formas de representação gráfica dos conteúdos

  • Eu comecei este quadro para recuperar a comparação entre os costumes de portugueses e indígenas. Vamos completá-lo e colocá-lo em nosso mural da aula de História.
  • Vocês se lembram de outros costumes diferentes?

Conhecer a sequência de ações da atividade

  • Para recuperar o que aprendemos com a segunda parte do texto, vou entregar a cada grupo de alunos um conjunto de palavras do texto.
  • A partir da organização das palavras graficamente, cada grupo poderá mostrar, de forma resumida, as principais ideias que discutimos.

Identificar categorias de organização do vocabulário

  • Algumas destas palavras revelam o que os portugueses aprenderam com os indígenas; outras, a função específica de cada aprendizagem.
  • Logo, há palavras que explicam o motivo principal dos portugueses realizarem essas adaptações. Vamos descobri-las e organizá-las.

Conhecer os elementos gráficos das representações esquemáticas

  • Lembrem que podemos utilizar linhas ou flechas para conectar as palavras que estão relacionadas.
  • Vou dar um exemplo de organização em esquema.

Observar modos de manipular o vocabulário do texto para elaborar esquemas

  • Eu separei as seguintes palavras:
    RIOS     EXPLORAR     CANOAS
  • Vocês concordam comigo que essas palavras se relacionam? Não podemos esquecer que o tema do nosso esquema é o que os portugueses aprenderam com os indígenas e para que.
  • Tendo isso em mente, e lembrando do texto, podemos reconhecer que os portugueses aprenderam a usar canoas para explorar os rios. Assim, uma forma coerente e esquemática de organizar estas palavras seria:

Ao fim do trabalho, nos pequenos grupos, fizemos uma discussão e elaboramos uma esquema na lousa, que intitulamos: "O que os portugueses aprenderam com os indígenas? Para quê?"