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Estratégias para promover conversas acadêmicas na sala de aula

Todos os alunos precisam ter oportunidades para falar sobre os conteúdos que estão aprendendo. Porém, nem sempre conseguimos propor e conduzir discussões em que todos tenham oportunidades para participar e aprender.

O que fazer? Garantir que as crianças saibam quando podem falar, com que propósito, sobre o que e como.

Para alcançar esse objetivo, recomendamos considerar as seguintes estratégias:

  • estabelecer normas de participação acadêmica em sala;
  • formular perguntas que ajudem os estudantes a aprofundarem seus raciocínios;
  • oferecer modelos de participação que estruturem e suportem as intervenções dos alunos nas conversas de estudo dos textos;
  • diversificar os formatos de participação.

Lembrando que o desenvolvimento das habilidades necessárias para participar de conversas produtivas leva tempo, não resulta de uma aula sobre normas de participação ou de diálogo, mas sim da prática frequente e produtiva de interações nas quais a professora seja capaz de mostrar, exemplificar, modelar e ensinar modos de participação úteis para que todos possam pensar e aprender juntos.

Reflita com sua turma sobre a importância da participação nas conversas propostas em sala de aula para que aprendam mais sobre as diversas disciplinas.

O que é possível fazer para que todos tenham oportunidades de falar e aprender com profundidade sobre os diversos conteúdos?

  • falar um de cada vez;
  • escutar uns aos outros;
  • falar sobre o assunto tratado;
  • manter o foco, não dizer qualquer coisa;
  • considerar o que dizem os colegas.

Aproveite o início do ano escolar para introduzir estas e/ou outras normas que considere pertinentes. Faça um cartaz que possa ser consultado ao longo do ano.

As crianças precisam aprender a explicitar seus raciocínios e aprofundar suas formas de participação nas conversas de estudo dos textos. Formule perguntas e faça comentários que os ajudem a esclarecer, ampliar, justificar, examinar e verificar suas respostas.

Prepare e compartilhe com os alunos orientações claras sobre o modo como espera que participem das conversas de estudo dos textos. Segundo a finalidade, proponha aos alunos que usem algum dos modelos oferecidos.

Como se observa nos exemplos a seguir, os modelos podem consistir em possibilidades para que o aluno inicie ou organize sua participação.

 

Nem sempre é possível dar a palavra a todos os alunos durante uma conversa ou discussão coletiva. Garanta que todos tenham oportunidades de falar sobre os conteúdos estudados, incluindo no seu planejamento momentos para conversar em duplas ou em pequenos grupos e, também, momentos de apresentação oral individual ou em pequenos grupos dos produtos elaborados.

É no contexto da conversa sobre os conteúdos estudados que as crianças têm oportunidades para verificar suas compreensões: expressando em voz alta seus pensamentos, associações, crenças; tendo oportunidade para comparar seu raciocínio com o dos colegas; observando como a professora retoma e organiza seus aportes e os dos companheiros, estabelecendo vínculos e contrastando hipóteses.

Referências bibliográficas

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