Planejamentos

Texto “Formas de resistência à escravidão”

Aprender sobre os “verbos de ação” para entender a História como resultado da ação do ser humano.

  • Fazer esquemas para analisar trechos textuais
  • Reescrever em resposta a uma pergunta geral sobre o tema
  • Referências anafóricas
  • Verbos de ação
  • EF04HI01 - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço.
  • EF04HI10 - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Passo 1

Definir os objetivos de aprendizagem

A partir da leitura desse texto, espera-se que os alunos compreendam que as populações negras resistiram à escravidão de várias maneiras, incluindo a organização de fugas que deram origem aos quilombos. Ao obter uma representação de suas diversas ações, contribui-se para que os alunos entendam o significado de “resistência” no contexto da escravidão no Brasil.

Texto

Formas de resistência à escravidão

Formas de resistência à escravidão

A resistência dos negros escravizados

Os negros escravizados lutaram e resistiram contra o cativeiro de muitas maneiras: queimaram a lavoura e promoveram fugas isoladas. Além disso, era comum sofrerem de profunda depressão, que os impedia de trabalhar e, muitas vezes, levava-os à morte. Também se manifestavam por meio de revoltas e de assassinatos de senhores ou de capatazes.

Havia também as fugas de grupos, que depois formavam povoados organizados, conhecidos como quilombos. Esses agrupamentos geralmente se fixavam em locais de difícil acesso, para impedir a ação dos fazendeiros e das autoridades. Nesses locais, além dos escravos fugidos, viviam alguns indígenas e pessoas livres pobres.

O Quilombo dos Palmares

O mais conhecido, e um dos maiores, foi o Quilombo dos Palmares, criado no século XVII, na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Palmares existiu por cerca de 90 anos até ser destruído em 1694 pela expedição do bandeirante Domingos Jorge Velho.

Logo após a invasão de Palmares, seu líder, Zumbi, refugiou-se em diversos locais até ser capturado e morto em 20 de novembro de 1695.

Fonte: 

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 68. São Paulo, SP, 2014.

Relação do texto com a BNCC de História

Para apropriar-se do conceito de “resistência”, os alunos precisam compreender não só como, mas também contra o que essas populações resistiram. Isto pressupõe que os alunos recuperem o que já sabem sobre a escravidão, incluindo os trabalhos forçados e as condições de vida aos quais as pessoas escravizadas eram submetidas nos engenhos de cana de açúcar.

Assim, é possível conduzir uma reflexão sobre a escravidão como uma realidade que foi imposta por um determinado grupo (“os portugueses”) e que foi confrontada por outro (“os negros escravizados”), acarretando mudanças nas formas de vida no Brasil (EF04HI01). Por fim, ao conhecer o processo de formação dos quilombos, os alunos podem entender o seu papel como locais de refúgio que permitiram a livre manifestação das culturas de matriz africana, contribuindo para sua preservação até os dias de hoje. Os quilombos, como espaços de luta pelo exercício da liberdade, fazem parte da constituição da sociedade brasileira (EF04HI10).

Código BNCC Habilidade da área de História
EF04HI01 Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.
EF04HI10 Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Relação das atividades com a BNCC de Língua Portuguesa

Conforme será detalhado nos próximos passos, as atividades que propomos para ensinar e aprender a estudar textos, além de favorecer a apropriação de conhecimentos históricos, contribuem para alcançar objetivos previstos nas diretrizes da área de Língua Portuguesa. 

Na medida em que os alunos são convidados a participar da leitura, comentário e análise de textos, espera-se que desenvolvam também conhecimentos letrados próprios dos campos de estudo e pesquisa, incluindo os eixos de:

  • Oralidade
  • Análise linguística/semiótica
  • Leitura/escuta
  • Produção de textos
Passo 2

Entender o texto para ensinar melhor

Para tomar decisões sobre como organizar o trabalho pedagógico em torno da leitura de um determinado texto, é importante atentar-se não só ao conteúdo histórico estudado, como também à forma em que ele é apresentado.

A partir de uma análise minuciosa das características da linguagem de cada texto, como a que apresentamos a seguir, é possível antecipar intervenções produtivas a serem incorporadas no seu planejamento.

Veja o resultado da anotação do texto

Depois de analisar detalhadamente o texto “Formas de resistência à escravidão”, sugerimos elaborar um quadro de síntese que ajude a visualizar a relação entre conteúdo e linguagem que estará em jogo durante as atividades de leitura.

Veja o quadro de análise desse texto

Conforme pode ser visto no quadro acima, neste texto encontramos dois conjuntos de PARTICIPANTES:

  • o coletivo humano que se refere aos “negros escravizados”;
  • o coletivo não humano que se refere aos “agrupamentos” ou “povoados” que surgiram como resultado das fugas dos engenhos.

A maior parte dos ACONTECIMENTOS relatados diz respeito às ações realizadas pelos "negros escravizados":

  • "lutaram e resistiram”;
  • "queimaram a lavoura”;
  • "promoveram fugas isoladas”;
  • "se manifestavam por meio de revoltas”.

A existência dos quilombos também é apresentada como resultado de uma dessas ações, apesar dessa informação não ser explícita no texto (“havia também as fugas de grupos”).

Além disso, o texto introduz como as populações negras se sentiam frente às condições de vida a que eram submetidas (“era comum sofrerem de profunda depressão”) e aponta duas consequências dessa reação. Estabelece, assim, uma relação de CAUSALIDADE entre a depressão sofrida por essas pessoas, a impossibilidade de continuarem trabalhando nos engenhos e, em última instância, a própria morte. 

Por fim, o texto não só descreve onde se instalavam aqueles que conseguiam fugir dos engenhos (“se fixavam em locais de difícil acesso”) como também explica a finalidade ou motivo dessa escolha (“para impedir a ação dos fazendeiros e das autoridades”). 

Saiba mais

Para entender melhor as características do texto, alguns conceitos podem ser úteis.

1. Verbos de ação: São aqueles que enunciam as ações realizadas pelos participantes ("cortar", "lutar", "transportar", "pagar", "extrair", "trazer", etc.). Vejamos um exemplo.

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. p. 16. São Paulo, SP, 2011.

Nesse fragmento podemos observar a utilização dos verbos de ação para relatar as ações dos participantes – aquilo que fizeram: “organizar”, “partir”, “comandar” e “chegar”.

2. Referências anafóricas: Durante o desenvolvimento textual, participantes, temas ou fatos são retomados de várias maneiras. Isto ocorre por meio de pronomes pessoais ("ele", "ela", "eles"), possessivos ("seu", "sua") e demonstrativos ("esse", "este", "aquele"); marcas verbais de tempo e pessoa ("encontraram", "lutaram", "procurou"); e outros elementos que remetem a palavras ou enunciados do texto. Vejamos um exemplo.

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. p. 96. São Paulo, SP, 2011.

A palavra “nelas” se refere às terras onde moravam os indígenas cariris, que foram descritas no trecho anterior do texto (“perto do Rio Parnaíba e do Rio São Francisco”). Dessa forma, são substituídas 21 palavras por uma só.

Passo 3

Usar a linguagem para melhorar compreensão

O texto “Formas de resistência à escravidão” pode ser considerado um relato descritivo pois apresenta principalmente as características de pessoas, lugares e acontecimentos. Conforme pode ser verificado no diagrama abaixo, o texto aborda várias das questões que um relato descritivo costuma responder. Por exemplo:

  • Enumera realizadas pelas populações negras em resposta à escravidão (“lutaram e resistiram de muitas maneiras”, “queimaram a lavoura, “promoveram fugas isoladas”, etc.).
  • Também denomina, ou seja, especifica o nome dos povoados formados por aqueles que conseguiram fugir do cativeiro (“os quilombos”), apresenta a localização dos mesmos (“se fixavam em lugares de difícil acesso”) e descreve como eram as pessoas que neles viviam (“além dos escravos, viviam alguns indígenas e pessoas livres pobres”).
  • Por fim, o texto oferece um exemplo do mais conhecido quilombo, Palmares, listando características como: o ano em que foi criado, por quanto tempo existiu, onde se localizava, quem foi seu principal líder ("Zumbi").

Um dos maiores desafios para os alunos será reparar nas palavras utilizadas no texto para referir-se mais de uma vez às pessoas negras que foram escravizadas, atribuindo a elas uma série de ações relacionadas à luta e resistência. Nesse contexto, precisarão compreender o resultado de uma dessas ações: a formação dos quilombos. 

Passo 4

Juntando as peças do quebra-cabeça

A seguir, propomos um conjunto de atividades a serem realizadas antes, durante e depois da leitura do texto "Formas de resistência à escravidão", considerando os aspectos da linguagem que foram analisados nos passos anteriores.

Para te ajudar a enriquecer a implementação das atividades na prática, disponibilizamos explicações detalhadas e exemplos de perguntas-guia para cada etapa proposta.

Ao final da página, você poderá baixar gratuitamente os materiais necessários para o trabalho em sala de aula.

Antes da leitura

Como preparar os alunos para aprender com o texto?

Atividades para realizar em sala de aula

  • Pensar no texto a partir do título.
  • Registrar uma primeira versão sobre a compreensão do conceito de “resistência”.
Organização da turma Materiais
Realização de forma coletiva
  • Texto original.
  • Lousa ou cartaz para registrar as questões e conjecturas dos alunos.

Por isso, as perguntas e intervenções do professor devem:

  • Mobilizar o que os alunos já sabem, a fim de ancorar o estudo do texto nos seus conhecimentos prévios.
  • Ajudar a explicitar as dúvidas e curiosidades dos alunos sobre o conteúdo.

Dessa forma, é possível criar um propósito compartilhado para a leitura que oriente a recepção geral do texto.

Pensar no texto a partir do título

O título geralmente sintetiza com uma palavra ou uma expressão o assunto principal que será abordado no texto.

Por isso, estimular uma conversa com os alunos a partir do título pode ser útil para começar a focalizar a atenção sobre o tema estudado: indagar pelos conhecimentos prévios, introduzir vocabulário-chave, promover a formulação de perguntas e conjecturas, explicar a finalidade da leitura daquele texto, etc.

Atividades como essa podem ser particularmente efetivas quando o título de fato oferece pistas que ajudem os estudantes a levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto.

Durante a leitura

Como ler em voz alta para favorecer a compreensão?

Atividades para realizar em sala de aula

  • Realizar uma leitura expressiva, em voz alta, do texto: utilizando gestos de enumeração para destacar a apresentação das formas de resistência à escravidão.
  • Retomar as principais informações apresentadas e identificar a necessidade de releitura do texto, verificando conjuntamente as questões que ainda não foram resolvidas.
Organização da turma Materiais
Realização de forma coletiva
  • Texto original.
  • Lousa ou cartaz para verificar as questões e conjecturas registradas antes da leitura.

Para isso, ouvir a leitura em voz alta feita por um leitor mais experiente pode ajudar a focalizar a atenção compartilhada dos alunos sobre o texto. Neste momento, algumas intervenções são importantes:

  • Antecipar formas de usar a sua voz e seus gestos para dar ênfase ao que o texto diz, a como diz, ao que quer dizer.
  • Promover a identificação conjunta de questões que não foram resolvidas e precisam de um estudo mais aprofundado do texto.

Como professor, você já estudou conosco aspectos relacionados ao conteúdo e à linguagem dos textos e, por essa razão, é capaz de ajudar os alunos a explicitar suas incompreensões e formular novas perguntas, motivando-os a participar das atividades de releitura e a realizar anotações no texto.

Realizar uma leitura expressiva, em voz alta, do texto

A leitura em voz alta que propomos é aquela feita pelo professor, que se coloca como modelo de leitor para seus alunos.

Por ter estudado o texto em profundidade e conhecer os objetivos de aprendizagem esperados, o professor consegue enriquecer a leitura com gestos faciais e corporais apropriados, modificando o volume e o tom de voz para ajudar a manter e guiar a atenção dos aprendizes.

O uso intencional da voz, dos gestos faciais e corporais estimula a percepção de maior número de detalhes e o acompanhamento do fluxo da informação e das relações expressas, dando aos alunos a oportunidade de pensar mais e melhor sobre aquilo que está sendo explicado no texto.

Identificar a necessidade de releitura do texto

Após a leitura em voz alta, o professor novamente será o encarregado de agir como modelo de quem formula perguntas ao texto e reconhece aquilo que ainda gera dúvidas, convidando os alunos a participar das atividades de releitura e anotação.

Questões como essa podem ajudar os estudantes a perceber a necessidade de ampliar a sua compreensão do vocabulário, bem como das relações entre as unidades informativas apresentadas no texto (de causalidade, temporalidade, composição, contraste).

Aprofundando a leitura

Como explorar juntos o vocabulário e a estrutura do texto?

Atividades para realizar em sala de aula

  • Quem fez o quê? Por que? Para que? Analisar as relações entre os participantes e os processos-chave
    • Levantar junto aos alunos diversas perguntas que podem ser formuladas sobre o conteúdo informativo do texto.
    • Mostrar que é possível estudar o texto registrando essas perguntas ao lado de determinados trechos para identificar rapidamente as informações ali contidas (por exemplo, quais eram formas de resistência das pessoas escravizadas, o que eram os "quilombos").
    • Ao estudar o texto, chamar atenção para palavras como “eles”, “esses”, “os impedia”, “levava-os” e perguntar a que ou a quem elas se referem no texto?
  • Esquematizar o texto: fazer esquemas para analisar trechos textuais
    • Exemplificar o uso das anotações realizadas no texto para selecionar informações que devem ser incluídas no esquema.
    • Mostrar aos alunos diferentes formas de organizar essas informações graficamente, utilizando o espaço (vertical e horizontal) bem como elementos que ajudem a representar as conexões entre elas (flechas, linhas, etc.).
    • Envolver os alunos em uma leitura do esquema para complementá-lo e entender melhor seu funcionamento.
Organização da turma Materiais
Essa é uma atividade coletiva, organizada em dois momentos.
  • No primeiro momento, você precisará de uma versão do texto “espacializado” ou reformatado em cola et commata (seja uma transcrição na lousa, um cartaz impresso ou uma projeção utilizando datashow). As crianças também devem ter acesso a uma folha com essa versão do texto.
  • Para o segundo momento da atividade, você utilizará a lousa e, as crianças, os próprios cadernos.

Ao reler os textos com a mediação do professor, os alunos têm a oportunidade de identificar, localizar, anotar e comentar a linguagem utilizada para descrever, relatar, explicar o que aconteceu, com quem, como, por que, etc. Por sua vez, você como professor tem a chance de observar o raciocínio dos alunos para oferecer pistas ajustadas às necessidades de cada um no processo de aprendizagem. 

Para isso, propomos:

  • Retomar e aprofundar a compreensão das questões levantadas antes da primeira leitura desse texto em particular.
  • Colocar em prática um conjunto de procedimentos de análise, tanto do vocabulário quanto da organização do texto, a fim de que os alunos ganhem autonomia para enfrentar a tarefa de ler para aprender.

Esquematizar o texto: fazer esquemas para analisar trechos textuais

Ainda que desde o início da escolaridade os alunos tenham contato com diagramas e tabelas, é necessário participar de múltiplas situações de uso desse tipo de ferramenta gráfica a fim de compreender sua natureza e funções.

Esquematizar supõe extrair e dispor as informações apresentadas em um novo espaço com a finalidade de representar o modo como se relacionam: o que faz parte do que, o que é causa e o que é consequência, etc.

Trata-se de uma proposta desafiante que exige:

  • passar de um modo linear e contínuo (texto) a um modo fragmentado e descontínuo (palavras e expressões em boxes, conectados com linhas e flechas);
  • selecionar a informação-chave, ou seja, identificar as palavras e expressões que melhor sintetizam as ideias do texto;
  • organizar as unidades informativas do texto, de forma coerente, no espaço gráfico.

Por exemplo, no esquema a seguir, o espaço gráfico é utilizado para separar "quem fazia o que": à esquerda, os “negros escravizados” e, à direita, uma lista que enumera as ações por eles realizadas como “forma de resistência à escravidão”.

Do terceiro item da lista se desdobram informações adicionais. As flechas indicam que há uma relação de causa-consequência: sofrer depressão profunda tinha como consequência a impossibilidade de trabalhar e, em alguns casos, a morte.

Exemplos de orientações e perguntas-guia

Durante a releitura de um texto, explicações e comentários podem ser enriquecidos com o suporte material dos esquemas. Para isso, não é preciso aplicar o procedimento ao texto como um todo: você pode selecionar fragmentos textuais para serem analisados com maior detalhe.

Após a leitura

Como ajudar os alunos a integrar o que aprenderam com o texto?

Atividades para realizar em sala de aula

Reescrever o texto em resposta a uma pergunta norteadora

  • Retomar os conteúdos do esquema e recontar as formas de resistência à escravidão. 
  • Recuperar as informações do texto anterior, procurando que os alunos estabeleçam relações entre a luta dos negros escravizados e a vida nos engenhos. 
  • Planejar na lousa a escrita de um texto, considerando as informações que devem ser incluídas:
    • Por que os portugueses trouxeram forçosamente diversas populações negras ao Brasil?
    • O que essas populações faziam nas plantações de açúcar?
    • Como eram as condições de vida nesses locais?
    • De que forma essas populações lutaram?

 

Organização da turma Materiais
Essa é uma atividade composta de dois momentos, um de participação coletiva e outro individual.
  • Esquema produzido coletivamente durante a etapa anterior.
  • Caderno e/ou folha sulfite.

Assim, espera-se que possam:

  • Usar o que compreenderam para reescrever o conteúdo do texto ou representá-lo esquematicamente (por meio de linhas do tempo, diagramas de fluxo, etc.).
  • Apropriar-se da linguagem dos textos na medida em que vão utilizando-a para comunicar o que aprenderam.
  • Explicitar as conquistas alcançadas e identificar aspectos que ainda precisam ser alvo do trabalho educativo.

Para isso é fundamental que o professor dê espaço para os alunos enfrentarem os desafios propostos, sem “atalhos” que os levem a uma resposta aparentemente certa mas que pouco os ajude a estabelecer conexões por si mesmos e explicitar seu próprio raciocínio para consolidar as aprendizagens propiciadas.

Reescrever o texto em resposta a uma pergunta geral sobre o tema

A atividade de reescrita de um texto oferece oportunidades valiosas para a apropriação de conhecimentos históricos e conhecimentos letrados. Quando propomos que os alunos formulem uma explicação sobre o tema estudado, não devemos esperar que o reproduzam de cor e nem literalmente, mas sim que escrevam um texto com sentido, onde seja possível reconhecer as ideias que foram lidas e analisadas na fonte original.

Neste caso, propomos convidar os alunos a lembrar de tudo o que aprenderam sobre o tema estudado e escrever um texto sobre o mesmo.