Definir os objetivos de aprendizagem
A partir da leitura desse texto, espera-se que os alunos compreendam que as populações negras resistiram à escravidão de várias maneiras, incluindo a organização de fugas que deram origem aos quilombos. Ao obter uma representação de suas diversas ações, contribui-se para que os alunos entendam o significado de “resistência” no contexto da escravidão no Brasil.
Formas de resistência à escravidão
Formas de resistência à escravidão
A resistência dos negros escravizados
Os negros escravizados lutaram e resistiram contra o cativeiro de muitas maneiras: queimaram a lavoura e promoveram fugas isoladas. Além disso, era comum sofrerem de profunda depressão, que os impedia de trabalhar e, muitas vezes, levava-os à morte. Também se manifestavam por meio de revoltas e de assassinatos de senhores ou de capatazes.
Havia também as fugas de grupos, que depois formavam povoados organizados, conhecidos como quilombos. Esses agrupamentos geralmente se fixavam em locais de difícil acesso, para impedir a ação dos fazendeiros e das autoridades. Nesses locais, além dos escravos fugidos, viviam alguns indígenas e pessoas livres pobres.
O Quilombo dos Palmares
O mais conhecido, e um dos maiores, foi o Quilombo dos Palmares, criado no século XVII, na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Palmares existiu por cerca de 90 anos até ser destruído em 1694 pela expedição do bandeirante Domingos Jorge Velho.
Logo após a invasão de Palmares, seu líder, Zumbi, refugiou-se em diversos locais até ser capturado e morto em 20 de novembro de 1695.
MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 68. São Paulo, SP, 2014.
Relação do texto com a BNCC de História
Para apropriar-se do conceito de “resistência”, os alunos precisam compreender não só como, mas também contra o que essas populações resistiram. Isto pressupõe que os alunos recuperem o que já sabem sobre a escravidão, incluindo os trabalhos forçados e as condições de vida aos quais as pessoas escravizadas eram submetidas nos engenhos de cana de açúcar.
Assim, é possível conduzir uma reflexão sobre a escravidão como uma realidade que foi imposta por um determinado grupo (“os portugueses”) e que foi confrontada por outro (“os negros escravizados”), acarretando mudanças nas formas de vida no Brasil (EF04HI01). Por fim, ao conhecer o processo de formação dos quilombos, os alunos podem entender o seu papel como locais de refúgio que permitiram a livre manifestação das culturas de matriz africana, contribuindo para sua preservação até os dias de hoje. Os quilombos, como espaços de luta pelo exercício da liberdade, fazem parte da constituição da sociedade brasileira (EF04HI10).
Código BNCC | Habilidade da área de História |
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EF04HI01 | Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo. |
EF04HI10 | Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
Relação das atividades com a BNCC de Língua Portuguesa
Conforme será detalhado nos próximos passos, as atividades que propomos para ensinar e aprender a estudar textos, além de favorecer a apropriação de conhecimentos históricos, contribuem para alcançar objetivos previstos nas diretrizes da área de Língua Portuguesa.
Na medida em que os alunos são convidados a participar da leitura, comentário e análise de textos, espera-se que desenvolvam também conhecimentos letrados próprios dos campos de estudo e pesquisa, incluindo os eixos de:
- Oralidade
- Análise linguística/semiótica
- Leitura/escuta
- Produção de textos