Biblioteca
  • Linguagem
  • >Quais são os elementos gráficos dos textos didáticos de História
  • >Representações esquemáticas

Esquemas sobre relações categoriais

Diagramas de enlace

Os diagramas de enlace podem servir para analisar e representar relações categoriais, ou seja, indicam a classe ou categoria à qual pertence uma determinada informação. Este tipo de esquema é apropriado para textos com características próprias dos relatos descritivos (ou para sequências textuais descritivas). Os diagramas resultantes são comumente chamados organogramas ou diagramas de árvore.

No exemplo a seguir, observamos uma classificação das línguas indígenas brasileiras, segundo sua família e tronco linguístico, respectivamente. As linhas entre as informações indicam o pertencimento ao mesmo grupo ou categoria linguística. A leitura deste diagrama exige restituir os verbos de definição/ descrição (verbos de ligação), por exemplo: O Guarani é uma língua da família linguística Tupi Guarani ou O tronco linguístico Macro-Jê está dividido em três famílias linguísticas, etc.

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 24. São Paulo, SP, 2014.

Tabelas

As tabelas são outro instrumento gráfico para analisar e representar informação categorial. Permitem visualizar classificações mediante a combinação simultânea de atributos. Podem-se considerar como a combinação coordenada de duas ou mais listas.

ÁTICA. Ápis – 5º ano, 1ª edição. p. 22. São Paulo, SP, 2014.

No exemplo anterior, observamos que a tabela descreve sinteticamente o uso das especiarias. Sua leitura exige o uso do conector de finalidade “para” (por exemplo: cravo para o mau hálito).