Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Instrumentos pedagógicos
  • >Como utilizar materiais para dar suporte ao trabalho de análise e compreensão dos textos?

Condições materiais para a realização de atividades de leitura e estudo de textos

Uma das características do nosso projeto diz respeito ao intuito de oferecer aos aprendizes um “material” sobre o qual possam operar cognitivamente, ou seja, basear seus raciocínios em elementos visíveis e manipuláveis. De acordo com a orientação conceitual de grounded cognition, ao facilitar e/ou promover a manipulação de materiais didáticos, ampliam-se as possibilidades de ação oferecidas aos alunos.

Esse princípio justifica, em parte, a elaboração de materiais baseados nos textos de estudo, que gerem condições favoráveis ao processo de compreensão. Destacamos, por exemplo:

  • a visualização do texto transcrito e reformatado na lousa (em um cartaz ou por meio da projeção do texto digitalizado);
  • a disponibilização de materiais manipuláveis, como cartões com palavras (no caso do estudo do vocabulário) e folhas com o texto, ou trechos dele, que possam ser riscadas e anotadas.

A visualização do texto na lousa é condição material básica para promover uma situação de atenção conjunta e para que possamos mostrar aos alunos (servindo como modelo) os gestos gráficos que acompanham as atividades de releitura e análise do texto (anotações, sublinhados, esquemas).

A disponibilização de cartões com o vocabulário, tabelas e de folhas com o texto (ou fragmentos dele) é condição básica para permitir uma atividade manipulativa que apoiará os processos de estudo dos aprendizes.