Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Instrumentos pedagógicos
  • >Como utilizar materiais para dar suporte ao trabalho de análise e compreensão dos textos?

Espacializar o texto

Os textos apresentam um discurso que se desenvolve de maneira linear. Na página, essa linearidade se materializa na ocupação do espaço gráfico disponível (de lado a lado). Contudo, o modo como as informações se conectam é hierárquico (não linear): algumas contêm o significado global do texto, outras são ideias relacionadas. Para identificar tais informações e o modo como elas se relacionam é necessário diferenciar (individualizar) as ideias presentes no texto e estabelecer uma relação hierárquica.

Para apoiar materialmente esse processo complexo, propomos modificar a disposição do texto na página, a fim de individualizar ou diferenciar as unidades informativas e facilitar as atividades de estabelecimento das relações hierárquicas. A modificação consiste em dispor o texto no papel de forma segmentada, estabelecendo pausas e abrindo espaços gráficos extras para pensar e realizar anotações. Chamamos esse procedimento de “arejar” ou “espacializar” o texto.

Na preparação dos materiais de estudo será necessário reformatar o texto original, alterando apenas a sua apresentação visual, não o seu conteúdo e nem a forma como está redigido. Tal reformatação poderá distinguir entre as unidades de sentido ou as unidades de informação apresentadas no texto. 

No exemplo a seguir, podemos observar que passamos de um texto compacto e contínuo a outro segmentado e descontínuo. Nessa reformatação, o critério de disposição do texto na página consiste em fazer corresponder cada linha a uma unidade de sentido ou de leitura. Como resultado, as linhas acompanham pausas próprias da leitura em voz alta e, por isso, alguns estudiosos as denominam “unidades de alento” [1].

Texto na formatação original

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 1ª edição. p. 38. São Paulo, SP, 2011.

Texto espacializado (reformatado)

As revoltas coloniais
A cobrança de imposto e o monopólio comercial
No século XVlll,
o governo português cobrava altos impostos das pessoas que viviam no Brasil.
Nas áreas de mineração,
os colonos deviam pagar o quinto,
isto é,
a quinta parte de todo o ouro e pedras preciosas que eram extraídos.
Em 1762,
Portugal instituiu a derrama,
imposto que consistia
em tomar os bens dos colonos
até atingir o valor exigido da arrecadação anual: cem arrobas de ouro.
Além de cobrar altos impostos,
Portugal monopolizava o comércio,
isto é,
obrigava os colonos do Brasil
a comprar produtos apenas de Portugal
e a preços bem elevados.

 

Texto espacializado (reformatado) com anotações

Como pode ser observado acima, a reformatação do texto:

  • acompanha as pausas introduzidas pela pontuação;
  • individualiza informações;
  • abre um espaço extra para fazer anotações sobre o texto.

Outro modo de espacialização do texto equivale a dispor o texto em uma tabela imaginária, onde as informações textuais são organizadas de acordo com seus principais componentes informativos.

No exemplo abaixo, segmentamos as informações à direita do verbo principal de cada enunciado. O espaço extra introduzido será usado para ajudar a perceber e anotar diferentes tipos de informações durante as atividades de estudo.

Texto na formatação original 

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. p. 52. São Paulo, SP, 2011.

Texto espacializado (reformatado) 

 

A apresentação final do texto para os alunos dispensa as linhas da tabela. Logo, o professor também pode transcrever o texto na lousa, introduzindo os espaços e fazendo coincidir no eixo vertical a classe e o tipo de informação focalizada. No caso do texto Extrair riquezas, os participantes na primeira coluna, à esquerda, e os acontecimentos na segunda coluna, à direita.

Texto na formatação original 

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. p. 58. São Paulo, SP, 2011.

Texto espacializado (reformatado) 

Neste segundo exemplo, segmentamos as informações à direita e à esquerda do tema de cada enunciado (participante-chave). Assim, à esquerda ficaram localizadas as informações complementares ou circunstanciais de causalidade e tempo e à direita, o acontecimento ou processo relatado.

Referências bibliográficas

[1] Van der Linden, S. (2006). Lire l’album. Le Puy-en-Velay: L’Atelier du Poisson Soluble.
[2] Walker, S., Schloss, P., Fletcher, C., Vogel, C & Walker, R. (2005). Visual-syntactic Text Formatting: A new method to enhance online reading. Reading Online8(6). Disponível: https://www.researchgate.net/publication/286342762_Visual-syntactic_text_formatting_A_new_method_to_enhance_online_reading
[3] Teberosky, A. (2011). Recursos lingüístics, tipogrà cs, de disposició i de senyalització dels textos que ajuden a l’aprenentatge. Documento não publicado. Disponível: www.aprendretextos.com
[4] Teberosky, A. & Sepúlveda, A. (2011, março). Ayudas al lector: tecnologías del pasado y del presente. Comunicação apresentada no Primeiro Congresso Internacional Virtual de Compreensão Leitora (CIVEL), Universidad de Málaga, Málaga, Espanha.
[5] Ortega, A. (2013). Lectura y escritura digital. Tese de doutorado, Universidad de Barcelona, Barcelona, Espanha.