Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 4º ano - Texto 3: "Administração da colônia"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "A administração da colônia".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Identificar os motivos que levaram Portugal a colonizar o Brasil.
  • Compreender os conceitos de "metrópole" e de "colônia" e a relação entre ambos.
  • Compreender os diferentes sistemas criados para colonizar as terras descobertas: capitanias hereditárias e governo-geral.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • O que eram a "metrópole" e a "colônia"? Que relação existia entre elas?
  • O que eram as capitanias hereditárias e o governo-geral? Para que foram criados?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 56. São Paulo, SP, 2014.

Resumimos o que tínhamos estudado na unidade até o momento.

Expliquei que leríamos o último e mais extenso e complexo texto da unidade, por isso era importante integrar as informações estudadas.

Fiz uma síntese dos conteúdos, colocando ênfase nas contribuições dos alunos realizadas ao longo do estudo da unidade. Expliquei que antes de ler, precisávamos nos preparar para a leitura, pensando no significado do título e das imagens que formam parte do texto.

Convidei os alunos a observarem cuidadosamente as imagens:

  • Quem ou o que está representado?
  • O que informa a legenda da foto?

Depois explorei o possível significado de donatário (dono), governador:

  • A partir das imagens, o que podemos dizer sobre esses personagens?
  • Pela maneira como estão vestidas, temos pistas de que se trata de pessoas ricas.

Sobre a imagem que ilustra as capitanias hereditárias, levei os alunos a conjecturar sobre o seu significado, descrevendo aquilo que é representado no mapa:

  • Podemos ver que o Brasil está dividido em faixas, porções de terra...
  • Qual era o objetivo dessa divisão?

Em seguida, chamei a atenção para o título do texto: "A administração da colônia". Das quatro palavras presentes no título, duas apresentam informações importantes: administração e colônia. Por isso, perguntei se alguém da turma já tinha escutado esses termos antes.

Fui registrando na lousa o que os alunos diziam: "administração", "administrar", "administrador". Para o termo colônia, lembraram-se de colônia de abelhas ou de formigas. Pedi que explorassem mais a fundo essas interpretações e tentassem relacionar com a chegada dos portugueses ao Brasil.

Para continuar com o exercício iniciado na conversa em torno do título, pedi aos alunos que refletissem sobre o significado de um conjunto de palavras do texto (palavras que eu tinha identificado no meu planejamento como complexas pelo fato de ocultarem os agentes das ações). Minha intenção era a de que descobríssemos todos juntos a característica comum que as ligava.

Conhecer a sequência de ações da atividade

  • Vamos continuar pensando em algumas palavras do texto que se parecem com esta do título: "administração".
  • Vou escrevê-las na lousa e vamos tentar descobrir seu significado:

ADMINISTRAÇÃO
COLONIZAÇÃO
DIVISÃO
DISTRIBUIÇÃO
OCUPAÇÃO
DOAÇÃO

Analisar nominalizações, reparando nas informações que precisam ser restituídas para esclarecer seu significado

  • Em que se parecem estas palavras? Todas têm a mesma terminação “ção” e derivam de uma palavra que é um verbo.
  • Já sabemos que os verbos expressam ações, que são executadas por alguém em determinadas circunstâncias. Por isso, para pensar no significado dessas palavras, falta-nos informações.
  • Por exemplo, em relação à palavra “divisão” eu posso formular duas perguntas: o que era dividido e quem fazia essa divisão? Também é possível juntar as duas questões e formular uma única: quem dividia o quê? Esta é uma das questões que devemos resolver com nossa leitura.
  • Mas a partir da conversa que tivemos sobre as imagens, provavelmente já temos alguma ideia, não é? Isso mesmo! O que se dividiu foi o território brasileiro. Agora fazemos a pergunta: quem fez isso e para quê?

Antes de iniciar a leitura do texto, organizei os alunos em pequenos grupos para que continuassem formulando perguntas sobre esses termos e fazendo antecipações.

Formato para registrar antecipações e verificar significado após a leitura do texto

Recuperamos as antecipações que fizemos na atividade anterior e lembramos das perguntas que queríamos resolver por meio da leitura e do estudo do texto. Só então fiz a leitura em voz alta e expressiva.

Em seguida, discutimos sobre quais questões eram possíveis de ser respondidas a partir dessa primeira leitura.

Fiz uma síntese dos objetivos que havíamos alcançado até o momento, quais questões haviam sido resolvidas e quais ainda estavam em aberto.

Expliquei que faríamos uma nova leitura, dessa vez fazendo anotações específicas para respondermos a essas questões e, também, para repararmos no modo como o texto apresenta e organiza as informações relatadas. Para isso, coloquei em destaque palavras como: no entanto, para, era chamado de, bem como os mecanismos utilizados para fazer referência aos mesmos personagens ou acontecimentos ao longo do texto (elas, essas cartas, por isso, esse sistema).

Também procurei "desempacotar" as informações ocultas nos verbos transformados em substantivos que analisamos no momento antes da leitura (ocupação, doação, administração, etc.)

Para concluir o estudo do texto, retomamos a atividade de vocabulário iniciada antes da leitura. Organizados em duplas, os alunos definiram os termos-chave, utilizando agora os conteúdos aprendidos.