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Para que servem as representações esquemáticas

Ainda que pouco frequentes, alguns textos didáticos incorporam esquemas que focalizam os participantes, os acontecimentos e as relações apresentadas no texto. Esses esquemas são importantes, pois oferecem modelos de instrumentos especializados para pensar, compreender e comunicar informação histórica.

Os especialistas [1, 2, 3] ressaltam que os esquemas são um meio eficiente para ajudar os aprendizes a compreenderem relações abstratas, como as temporais e as causais, porque permitem materializar (concretizar), observar e categorizar as relações entre participantes e acontecimentos, bem como mapear o que precede a que, quem fez o que, quais as mudanças, quais as permanências, etc. Com frequência, essas relações não aparecem explícitas no texto e fica a cargo do leitor estabelecer tais conexões.

Referências bibliográficas

[1] Coffin, C. (2006). Historical discourse. The language of time, cause and evaluation. London: Continuum.
[2] Bittencourt, C. (2005). Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
[3] Ainsworth, S.; Prain, V. & Tytler, R. (2011). Science education. Drawing to learn in science. Science, 333(6046), 1096-1097. http://doi.org/10.1126/science.1204153