Biblioteca
  • Linguagem
  • >Como é a linguagem dos textos de História
  • >Palavras utilizadas para estabelecer relações causais entre acontecimentos

Conectores causais suprimidos

As relações causais estabelecidas entre as sequências de acontecimentos nem sempre são marcadas explicitamente por palavras ou expressões específicas, assim como no caso dos verbos causais. Uma leitura compreensiva exige identificar tais relações, como podemos observar nos seguintes exemplos [1, 2]:

“Em 1822, ele retornou à Europa. Seu filho D. Pedro foi nomeado príncipe regente e ficou responsável pela administração do Brasil.”

Neste caso, o retorno de D. João VI (ele) a Portugal foi a causa da nomeação do filho príncipe regente do Brasil. Uma reformulação do mesmo segmento explicitando a relação causal seria: "Em 1822, ele retornou à Europa. Em consequência, seu filho D. Pedro foi nomeado príncipe regente e ficou responsável pela administração do Brasil."

Agora, vamos observar como a introdução de conectores explicita a relação entre os acontecimentos nos exemplos transcritos.

Trecho extraído do texto A invasão holandesa:

  • “O açúcar holandês era vendido na Europa por um preço menor do que o valor do açúcar fabricado no Brasil. Portugal não conseguiu superar a concorrência holandesa, e a produção de açúcar no Brasil começou a entrar em declínio.”
  • "O açúcar holandês era vendido na Europa por um preço menor do que o valor do açúcar fabricado no Brasil. Por isso, Portugal não conseguiu superar a concorrência holandesa, e a produção de açúcar no Brasil começou a entrar em declínio."

Trecho extraído do texto A resistência de indígenas e de negros escravizados:

  • “Os portugueses escravizaram os indígenas e usaram várias formas de violência contra eles. Os indígenas tentavam resistir a esse domínio, promovendo guerras contra os colonizadores e fugindo para o interior.”
  • "Os portugueses escravizaram os indígenas e usaram várias formas de violência contra eles. Por isso, os indígenas tentavam resistir a esse domínio, promovendo guerras contra os colonizadores e fugindo para o interior."

Trecho extraído do texto A descoberta de ouro e de diamante:

  • “A notícia da descoberta do ouro logo se espalhou, e pessoas de várias regiões da colônia e de Portugal se dirigiram à região das minas.”
  • "A notícia da descoberta do ouro logo se espalhou, por isso pessoas de várias regiões da colônia e de Portugal se dirigiram à região das minas."

Referências bibliográficas

[1] MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.
[2] MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.