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A relação entre os textos e os objetivos curriculares

Após selecionar os textos a serem estudados em profundidade, é fundamental compreender o que está em jogo do ponto de vista da aprendizagem dos conteúdos da área de História. Para isso, antes de iniciar o planejamento, o professor deve conhecer o contexto histórico referido no texto e os objetivos curriculares almejados.

Por exemplo, no texto Em direção ao fim da escravidão, uma das questões chave para a compreensão é o que levou o Brasil a abolir formalmente a instituição da escravidão?

EDIÇÕES SM. Aprender Juntos: Ciências, História e Geografia. 4º ano, 1ª edição. p. 130. São Paulo, SP, 2017.

Respondê-la exige que os alunos conheçam que atores, dentro e fora do país, se mobilizaram para confrontar essa realidade, cada um com motivações próprias.

Nesse contexto, vale consultar os documentos curriculares oficiais para entender as habilidades que o texto pode ajudar a desenvolver, tendo em vista os objetivos de aprendizagem da disciplina em foco. Assim, é possível estabelecer conexões para orientar o trabalho em sala de aula.

Algumas perguntas relevantes para discutir com os alunos são:

  • Que pessoas ou mercadorias são citadas no texto? Para onde se deslocavam e com que finalidade?
  • Com a abolição da escravidão na Inglaterra, o que aconteceu com a cana de açúcar produzida pelas colônias desse país?
  • Que relação existe entre essas transformações e as decisões tomadas pelo governo brasileiro?