Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Instrumentos pedagógicos
  • >Como potencializar os textos que já circulam nas escolas?

Critérios para escolher os textos a serem aprofundados

A realização de atividades de estudo de textos exige conhecimento e, portanto, estudo e planejamento por parte do professor. Isso significa que, dadas as restrições de tempo na rotina escolar, é preciso ser criterioso na escolha de textos a serem aprofundados com as crianças.

O que pode ser levado em consideração?

a) Complexidade: Priorizar textos que os alunos dificilmente compreenderiam depois de uma primeira leitura. No planejamento, o professor deve identificar quais textos apresentam maior carga informativa ou conceitos essenciais para se apropriar do tema estudado.

b) Relevância do conteúdo: Priorizar textos que permitam dar continuidade e ampliação ao processo de aprendizagem de conteúdos históricos.

  • A continuidade temática possibilita o estabelecimento de conexões com os temas estudados anteriormente.
  • A ampliação permite que, ao identificarem novos fatos e detalhes sobre o que aconteceu em outros tempos históricos, os alunos coloquem em prática as habilidades esperadas nesta área do conhecimento.

c) Sequência temporal: Priorizar textos que ajudem a localizar temporalmente os acontecimentos estudados. Dessa forma, ao ampliar seus conhecimentos sobre um determinado tema, os alunos poderão ser capazes de refletir sobre as mudanças e permanências observadas ao longo do tempo. Caso os textos não explicitem a localização temporal dos acontecimentos, é recomendável procurar referências em outras fontes.

Após ter lido em profundidade vários textos do capítulo 6 do livro didático escolhido pela Escola Estadual Prudente de Moraes, uma maneira de estabelecer continuidade temática seria propor a leitura de textos sobre acontecimentos relacionados à escravidão, incluindo os fatores que eventualmente levaram à abolição formal dessa instituição. Outra alternativa seria explorar as transformações geradas pela crescente riqueza da mineração ou a organização social da vida nas novas vilas e cidades.

EDIÇÕES SM. Aprender Juntos: Ciências, História e Geografia. 4º ano, 1ª edição. p. 6. São Paulo, SP, 2017.

Ao analisar os textos que tratam do desenvolvimento urbano nas vilas e cidades, verifica-se que apesar da continuidade, há limitadas oportunidades de ampliar os conteúdos já tratados no capítulo 6. O texto A mineração e o crescimento da população urbana, por exemplo, retoma a localização temporal dos acontecimentos e reitera que pessoas de diferentes partes da colônia se deslocaram até a região das minas para participar da economia possibilitada pela riqueza do ouro e das pedras preciosas.

EDIÇÕES SM. Aprender Juntos: Ciências, História e Geografia. 4º ano, 1ª edição. p. 92. São Paulo, SP, 2017.

Outro texto do seguinte capítulo (Trabalhadores livres da colônia) apresenta fontes primárias com alto valor documental, que as crianças devem observar e comentar, com vistas a contextualizar o estudo das temáticas em questão. Porém, a carga informativa do texto é baixa e, portanto, uma única leitura poderia ser suficiente para favorecer a compreensão.

EDIÇÕES SM. Aprender Juntos: Ciências, História e Geografia. 4º ano, 1ª edição. p. 93. São Paulo, SP, 2017.

Por isso, optou-se por focalizar o texto Em direção ao fim da escravidão, tendo em vista a relevância do conteúdo, a ampliação de conhecimentos que favorece e a possibilidade que oferece de ajudar as crianças a organizarem temporalmente a sequência de acontecimentos estudados ao longo do semestre.

EDIÇÕES SM. Aprender Juntos: Ciências, História e Geografia. 4º ano, 1ª edição. p. 130. São Paulo, SP, 2017.