Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 4º ano - Texto 4: "Os engenhos"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "Os engenhos".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Compreender os motivos que levaram Portugal a produzir cana-de-açúcar na região que corresponde ao atual Nordeste do Brasil.
  • Refletir sobre as condições de vida dos negros escravizados.
  • Perceber o papel dos senhores de engenho na estrutura da sociedade colonial.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Por que Portugal decidiu plantar cana-de-açúcar no Brasil?
  • O que é um engenho? Que populações foram escravizadas nos engenhos? Por quê?
  • Como eram as condições de vida das pessoas escravizadas nos engenhos?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 66. São Paulo, SP, 2014.

Apresentei o tema da nova unidade: A produção de açúcar no Brasil. Nesse contexto, procurei que os alunos recuperassem os conhecimentos estudados sobre objetivos da colonização portuguesa e da comercialização de pessoas oriundas da África, que foram escravizadas pelos europeus.

Li o texto em voz alta, enfatizando as pausas que delimitam as partes e as palavras que expressam motivação, finalidade e causalidade (paraassim). Enumerei, gesticulando com as mãos, as más condições de vida dos negros escravizados.

Durante a releitura e anotação da organização do texto, convidei os alunos a localizarem os trechos textuais que respondiam aos objetivos de compreensão.

Denominar sequências textuais

  • Vamos ver como se organiza este texto: aqui, nas primeiras linhas, se explica o que os portugueses fizeram.
  • Eles decidiram montar engenhos para plantar cana e produzir açúcar. Então, temos um ACONTECIMENTO e a sua FINALIDADE.

Identificar a função de palavras-índice

  • "Os engenhos foram criados no Brasil para plantar cana e produzir açúcar". Prestem atenção na função da palavra “para”.
  • Ela introduz a explicação do objetivo ou a finalidade perseguida por quem? Pelos portugueses...

Localizar e anotar sequências textuais

  • Alguém consegue identificar qual parte do texto explica por que os portugueses decidiram plantar cana-de-açúcar no Brasil? Que trechos ou palavras são utilizadas para indicar quais foram os motivos por trás dessa ação?
  • Isso, mesmo! Está nessa linha que fala de... Você pode ler para nós? "[...] artigo que era muito valorizado na Europa naquela época". Vamos sublinhar essa parte. Podemos escrever ao lado MOTIVOS ou RAZÕES.
  • Quais palavras nos dizem onde foram criados os engenhos? Em que lugar foram criados? Isso, vamos anotar! 

A partir do reconto dos principais conteúdos do texto, continuei dando exemplos de como podemos identificar o vocabulário-chave e elaborar um esquema sobre ele.

Recuperar e parafrasear texto analisado

  • Na aula dissemos que o texto começa nos explicando um acontecimento. O que foi que aconteceu?
  • Sim! Portugal decidiu montar engenhos no Brasil.

Reparar na função de palavras-índice

  • Em seguida, o texto nos explica a função ou finalidade desse acontecimento: Para que os portugueses montaram engenhos no Brasil? Conseguem identificar no texto essa finalidade?
  • Sim! Para plantar cana e produzir açúcar. Isso mesmo: os engenhos são locais organizados para a plantação e produção de açúcar.

Localizar sequências textuais

  • Em seguida temos o porquê, o motivo: O que levou os portugueses a plantarem cana e a produzirem açúcar? Ah! Porque na época o açúcar era um produto de muito valor na Europa.
  • O parágrafo termina nos explicando o porquê decidiram fazer engenhos no Brasil e o local: Onde foi? Isso! Em algumas regiões do atual nordeste brasileiro.
  • Por que escolheram esse local? Porque era uma região com um clima e um solo bom para o cultivo, favorável ao plantio de cana-de-açúcar.

Identificar o objetivo da proposta de seleção do vocabulário do texto

  • Agora vamos selecionar as palavras-chave necessárias para fazermos um esquema com estas primeiras informações.
  • Lembrem-se de que os esquemas nos ajudam a resumir e a visualizar com poucos elementos as principais informações do texto.

Identificar o vocabulário do texto a partir de perguntas sobre o conteúdo

  • Para selecionar os elementos de nosso esquema, precisamos nos perguntar: Quais são as palavras-chave da primeira parte?
  • Já sabemos que o texto começa tratando de um acontecimento, uma ação dos portugueses. Para resumir esse acontecimento, precisamos saber quem fez o que, onde, por que, para que.
  • Enquanto vocês grifam as palavras no texto, eu vou fazendo uma lista na lousa. Vamos lá!

Observar a elaboração de esquemas a partir da manipulação do vocabulário do texto

  • Agora vamos organizar um esquema com essas listas.
  • Pode ser que nem precisemos de todas as palavras listadas ou, ao contrário, pode ser que ainda nos falte alguma.
  • Eu começo, mas depois vocês me ajudam organizando e conectando as palavras com linhas e flechas.