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  • >Quais são os desafios diante da linguagem dos textos de História
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Características próprias dos textos de História

Os textos de História no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental desafiam os aprendizes a compreender uma diversidade de recursos da linguagem, como pode ser visto na análise de suas principais formas de organização. Essa compreensão exige passar do domínio de uma linguagem familiar a uma cada vez mais impessoal e especializada.

A figura abaixo mostra alguns desses desafios:

Desafios para os aprendizes em relação à linguagem utilizada nos textos de História

É esperado que as crianças se familiarizem não apenas com as referências a participantes específicos mas também a participantes genéricos, por exemplo: “Pedro Álvares Cabral” e “os portugueses”, “os colonizadores”, “a monarquia”, etc.

É esperado que progridam da compreensão e uso do tempo serial ao tempo episódico, organizado em fases de atividade; isto supõe passar do “e, então” para “em outro período de tempo” ou “nessa época”.

É esperado que, para além das conexões exclusivamente temporais entre os acontecimentos, reconheçam também as conexões causais e, assim, passem dos relatos históricos às explicações históricas.

O conhecimento e a compreensão desses modos de organização da linguagem permitirão que, nos anos escolares seguintes, as crianças se apropriem de formas cada vez mais abstratas de expressão, com as quais se analisam e debatem interpretações sobre os eventos do passado [1].

Referências bibliográficas

[1] Coffin, C. (2006). Historical discourse. The language of time, cause and evaluation. London: Continuum.