Faça do texto o seu maior aliado!

Aprender a Estudar Textos oferece um conjunto de recursos voltados para professores do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental usarem os textos escolares em todo seu potencial, de forma que os alunos incorporem novos conhecimentos por meio da leitura.

Te convidamos a incorporar um olhar para a linguagem dos textos escolares como ferramenta para ensinar e aprender.

Mais sobre o projeto

Planejamentos para estudar textos de História com seus alunos

Queremos te ajudar a planejar e implementar atividades que contribuam para desvendar, junto aos seus alunos, as várias camadas dos textos: não só “o que dizem” mas também “como dizem”. Para isso, criamos um percurso de estudo organizado em torno de uma sequência de 10 textos didáticos da área de História.

Acessar

Biblioteca de conteúdos formativos

Organizada em três eixos norteadores, nossa biblioteca disponibiliza conteúdos relacionados à linguagem especifica dos textos didáticos de História, além de propostas, orientações e relatos de implementação de atividades para ensinar e aprender a estudar textos.

Caracterização dos usos da linguagem que predominam nos textos didáticos de História e que podem ajudar a entender os desafios de compreensão enfrentados pelos alunos.

Acessar

Repertório de atividades para "desvendar" a linguagem dos textos de História na sala de aula, tornando-a objeto de atenção, comentário e análise, para favorecer a compreensão por parte dos alunos.

Acessar

Princípios, estratégias e modelos práticos desenvolvidos a partir da implementação do projeto Aprender a Estudar Textos em escolas públicas brasileiras.

Acessar
Versão BETA

Ferramenta interativa para analisar textos

Nossos planejamentos são apenas o ponto de partida para você ganhar autonomia na seleção dos materiais, tarefas e atividades que vão ajudar seus alunos a "mergulhar" nos textos para aprender. E, para te apoiar nesse processo, disponibilizamos uma ferramenta interativa para analisar os textos de História disponíveis na sua escola.

* Para acessar a ferramenta conclua o estudo de, no mínimo, 5 planejamentos disponibilizados na plataforma.

Envie seu texto

Copie ou digite o conteúdo do texto didático que deseja analisar.

Receba o texto analisado de diferentes maneiras

Estude o resultado das análises e descubra as principais características do texto.

Planeje atividades para realizar com seus alunos

Use os materiais disponíveis para fazer do texto o seu maior aliado na sala de aula.