Biblioteca
  • Linguagem
  • >Como se organizam os textos didáticos de História
  • >Os textos de História – partes e estrutura expositiva

Títulos, subtítulos, notas e suas funções

A linguagem escrita é uma imagem. A observação da imagem “total” do texto oferece informações valiosas para os processos de antecipação sobre o que está contido nele.

O uso da página e a segmentação do texto mediante pontuação, espaços em branco, títulos e subtítulos, entre outros, podem facilitar o acesso à estrutura organizativa do texto. Ou seja, oferecem informações para realizar um primeiro “mapeamento” da distribuição das informações, dos elementos que são novidade e dos que não são.

O título e os subtítulos ajudam a perceber o conteúdo do texto e os parágrafos que separam grandes unidades de sentido. Essas unidades também são marcadas pelo espaço linear (encontram-se separadas do resto do texto) e pela tipografia (uso de formatação em negrito, trechos sublinhados, etc.).

Além disso, o texto pode apresentar outros blocos de conteúdo (boxes ou notas), bem como palavras ressaltadas para colocar em destaque aspectos específicos do texto, como o tema principal do texto e seus subtemas, conceitos importantes, entre outros.