Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Durante a leitura – como ler em voz alta para favorecer a compreensão?
  • >Orientações gerais

Os propósitos desse momento

Com a primeira leitura, espera-se que os alunos obtenham uma compreensão global do texto e identifiquem a necessidade de estudá-lo em profundidade.

Vale lembrar que, nessa idade, as crianças estão se iniciando na leitura de textos acadêmicos. Em anos anteriores provavelmente se familiarizaram, sobretudo, com narrativas, descrições e textos escritos em interlocução com o leitor. Agora carecem desse tipo de ajuda e é o professor quem deve garantir que eles continuem a interagir com o texto. Como? Mediante a leitura em voz alta, de forma expressiva, e promovendo diálogos que permitam acompanhar o significado do texto. 

O professor também cumpre um papel importante, servindo como uma memória auxiliar da conversa e experiências de aprendizagem que precederam a leitura, as expectativas que foram criadas, os objetivos perseguidos e as perguntas que a turma está buscando resolver. 

A partir da leitura e do diálogo inicial sobre o texto, os aprendizes podem identificar o(s) tema(s) abordado(s) e outras informações oferecidas sobre ele(s). Nos comentários e perguntas espontâneas começarão a se referir aos participantes do texto, aos acontecimentos ou processos descritos e a algumas informações complementares.