Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Aprofundando a leitura – como explorar juntos o vocabulário e a estrutura do texto?
  • >Orientações gerais

Os propósitos desse momento

O objetivo deste momento é oferecer aos alunos a oportunidade de se apropriar de procedimentos de estudo que lhes permitam obter maior compreensão e profundidade na análise e comentário do texto. Os procedimentos estão ordenados em duas categorias: vocabulário e organização do texto. 

Com frequência, durante a leitura de um texto, os alunos levantam questões sobre palavras ou expressões que lhes são desconhecidas. Às vezes, o próprio texto destaca termos pouco comuns, oferecendo sua definição em um box ou glossário anexo. Contudo, na preparação da aula, precisamos avaliar se uma explicação adicional sobre tais termos é suficiente para garantir a compreensão das informações-chave e para que os alunos se apropriem de termos específicos que necessitam para dar conta de entender os conteúdos apresentados. 

Além disso, propomos atividades para o estudo da organização do texto com vistas a oferecer aos aprendizes diversas experiências para a compreensão e apropriação da forma como a linguagem é utilizada nos textos acadêmicos para cumprir determinados fins (descrever, relatar, explicar, argumentar, etc.). 

Selecionar atividades para estudar o vocabulário e/ou a organização do texto depende da avaliação do docente, levando em consideração os objetivos de aprendizagem do conteúdo em questão.