Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Após a leitura – como ajudar os alunos a integrar o que aprenderam com o texto?
  • >Orientações gerais

Os propósitos desse momento

Após a realização de sequências de atividades em torno da leitura e do estudo do texto, os alunos precisam de oportunidades para integrar o conjunto de informações e relações que foram analisadas.

Por isso, as propostas para esse momento têm por objetivo estimular os aprendizes a reconstruir, reorganizar e reescrever aquilo que aprenderam. Na medida em que se engajam nesse processo de integração, usando a linguagem dos textos em suas produções, os estudantes podem verificar a própria compreensão dos conteúdos estudados.

Os textos e as apresentações orais das representações gráficas resultantes das atividades de estudo nos permitem avaliar os logros obtidos e identificar aspectos que ainda geram dúvidas. Dessa forma, temos insumos para retroalimentar o nosso trabalho de planejamento e considerar intervenções específicas para responder às necessidades de aprendizagem de cada aluno.