Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Antes da leitura – como preparar os alunos para aprender com o texto?
  • >Orientações gerais

Os propósitos desse momento

O objetivo desse momento introdutório ao estudo do texto é compartilhar o foco de interesse e atenção com os estudantes. Essa é a base para se iniciar qualquer processo comunicativo. A missão do professor consiste em ajudar os aprendizes a começar a pensar sobre o contexto e o conteúdo do texto:

  • O que justifica a sua leitura?
  • Como a leitura desse texto pode somar ao processo de aprendizagem sobre o tema que já se desenvolve na disciplina por meio de outros recursos/materiais?
  • O que já sabem sobre as informações expostas no texto?

Quanto maior a expectativa, o conhecimento explícito dos propósitos da leitura, a compreensão prévia dos conteúdos que serão referidos e elaborados no texto, maior sucesso obteremos na leitura.

Independentemente da atividade que o professor selecione, o mais importante desse momento é conseguir compartilhar com os aprendizes o foco de atenção. O que significa compartilhar o foco de atenção? Significa que dentre a diversidade de informações que circulam a cada momento na sala de aula, os alunos conseguem acompanhar os convites e indagações do professor e notar aquilo que é o objeto de estudo: o tema, a situação, o contexto, as perguntas, etc. Significa que o professor e os seus alunos compartilham, pelo menos em parte, intenções e objetivos de indagação ou de compreensão sobre o tema.

As propostas de atividades de preparação para a leitura do texto se diferenciam em seu caráter mais ou menos indutivo ou dedutivo, ou seja, algumas dependem em maior grau de diálogos nos quais o professor induz os aprendizes a formular determinadas questões ou a pensar de certo modo sobre o tema. Outras se baseiam mais na apresentação explícita de informações, das razões e dos objetivos da atividade.

Contudo, vale lembrar que o caminho a ser seguido sempre será o de ativar o trabalho intelectual dos alunos em torno do texto para que comecem a antecipar seu conteúdo lembrando aquilo que já sabem sobre o tema ou temas relacionados, formulando suas incompreensões e dúvidas, conjecturando sobre aquilo que podem chegar a aprender, expressando suas suposições, identificando os objetivos da leitura, entre outras ações.