Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Durante a leitura – como ler em voz alta para favorecer a compreensão?
  • >Orientações gerais

Modos de fazer

A observação da implementação do projeto Aprender a Estudar Textos em diversas salas de aula nos permitiu identificar ações pedagógicas-chave para garantir o desenvolvimento das atividades propostas de forma a alcançar os objetivos de compreensão esperados. Convidamos você a identificá-las, a refletir sobre elas e a estudar formas de interação que favorecem mais e melhor aprendizagem.

A seguir, focalizamos modos de fazer a serem procurados e evitados durante a leitura, a partir de exemplos baseados no texto "Formas de resistência à escravidão".

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 68. São Paulo, SP, 2014.

É importante que no primeiro contato com um texto o aluno possa ter acesso ao conteúdo em sua totalidade. Quando interrompemos a leitura em voz alta com perguntas, desviamos a atenção e cortamos o sentido do texto.

Nesse momento, corre-se o risco de que a criança não diferencie entre "quem diz o quê" e, principalmente, perca a referência do que é oral e o que é escrito. Por isso, situações como a do exemplo abaixo não são muito produtivas, pois, justamente, criam interrupções permanentes que não favorecem a compreensão.

Ao ouvir a leitura do texto na íntegra, os alunos podem ter acesso a uma visão geral dos conteúdos abordados, entrando em contato com os acontecimentos históricos em questão para, em seguida, estruturar atividades de estudo que os ajudem a compreender melhor aspectos centrais do texto.

Para isso, a leitura inicial deve ser planejada com intencionalidade para dar ênfase nas ideias e formas de expressão mais relevantes. Este é o momento em que podemos fazer com que os alunos vejam sentido e se entusiasmem com o tema estudado.