Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Após a leitura – como ajudar os alunos a integrar o que aprenderam com o texto?
  • >Orientações gerais

Modos de fazer

A observação da implementação do projeto Aprender a Estudar Textos em diversas salas de aula nos permitiu identificar ações pedagógicas-chave para garantir o desenvolvimento das atividades propostas de forma a alcançar os objetivos de compreensão esperados. Convidamos você a identificá-las, a refletir sobre elas e a estudar formas de interação que favorecem mais e melhor aprendizagem.

A seguir, focalizamos modos de fazer a serem procurados e evitados após a leitura, a partir de exemplos baseados no texto "Vilas e cidades no Brasil colonial".

Dar a resposta e pedir aos alunos que refaçam suas produções a partir delas não garante que aprendam e, muitas vezes, pode estimular uma atitude de tentativa e erro ou o uso de estratégias de resolução do problema por eliminação. Veja no exemplo a seguir como a professora conduziu o trabalho em pequenos grupos, preocupada apenas em corrigir as relações estabelecidas pelos alunos:

Com base neste exercício é difícil saber os caminhos de apropriação e compreensão que os alunos trilharam.

O segredo para criar um contexto produtivo é lançar questionamentos que façam os alunos pensarem e encontrarem novos caminhos para resolver os desafios propostos. Veja neste outro exemplo como a professora comentou o trabalho realizado por uma dupla de alunos:

A professora não abriu mão de levá-los a uma revisão para alcançar uma resposta adequada. No entanto, o que importa é que foram os alunos que chegaram à conclusão ativamente, reorganizando sua produção a partir dos estímulos dados.