Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Antes da leitura – como preparar os alunos para aprender com o texto?
  • >Orientações gerais

Modos de fazer

A observação da implementação do projeto Aprender a Estudar Textos em diversas salas de aula nos permitiu identificar ações pedagógicas-chave para garantir o desenvolvimento das atividades propostas de forma a alcançar os objetivos de compreensão esperados. Convidamos você a identificá-las, a refletir sobre elas e a estudar formas de interação que favorecem mais e melhor aprendizagem.

A seguir, focalizamos modos de fazer a serem procurados e evitados no momento antes da leitura, a partir de exemplos baseados na leitura do texto "Portugueses e indígenas: os primeiros contatos".

MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 3ª edição. p. 52. São Paulo, SP, 2014.

De uma maneira geral, perguntas amplas e genéricas podem acabar desviando as conversas dos conteúdos principais que devem ser aprofundados. Os textos dos livros didáticos são um recurso que serve como ponto de partida para sistematizar conhecimentos, mas as atividades não devem se encerrar neles. Veja no exemplo abaixo como a professora ficou restrita a aspectos isolados do texto:

Ao conduzir uma atividade é preciso definir previamente quais aprendizagens estarão em pauta. Desta forma, será possível identificar quais palavras e conceitos devem ser problematizados.

As conversas estabelecidas ao longo das unidades de trabalho também são fontes de referência sobre o que os alunos já sabem e o que pode ser ampliado ou representar uma dificuldade para eles.

Para que os alunos possam antecipar as questões que serão abordadas no texto, é importante que recuperem o percurso trilhado em aulas anteriores. A professora, portanto, deve trazer referências concretas que criem contextos temáticos para introduzir os textos, conforme pode ser observado no exemplo a seguir: