Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Ferramentas para registro do trabalho pedagógico

Insumos para reflexão pedagógica

A partir da implementação do projeto Aprender a Estudar Textos, desenvolvemos um instrumento de registro que ajuda a sistematizar os ciclos de ação-reflexão-ação de professores que colocam em prática atividades centradas no estudo de textos em sala de aula, documentando as intervenções planejadas e as respostas dos alunos às propostas de trabalho.

Acesse-o em PDF ou em formato aberto para fazer suas próprias anotações.

Ajudei os alunos a explicitarem o que conheciam sobre o tema?

Explorei o que os alunos pensavam sobre os conceitos-chave a serem estudados?

Ajudei os alunos a recuperarem vivências, experiências e conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos a serem estudados?

Ajudei os alunos a explicitarem a versão compartilhada de compreensões sobre o tema?

Registre o que os alunos já sabiam sobre o tema:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a identificarem/formularem um conflito/problema e a resolvê-lo com a leitura e o estudo dos textos da unidade temática?

Estimulei a formulação de hipóteses e conjecturas a partir dos indícios e informações prévias sobre o conteúdo a estudar?

Mantive uma atitude interrogativa sobre as questões que o texto pode ajudar a compreender?

Ajudei os alunos a visualizarem as questões levantadas mediante algum registro?

Registre os conflitos/problemas identificados pelos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a explicitarem o objetivo da leitura?

A partir das atividades prévias, ajudei os alunos a identificarem o objetivo das atividades a serem realizadas para o estudo do tema?

Verifiquei que os alunos obtiveram uma compreensão inicial do que vão aprender e fazer para aprender?

Registre o objetivo de leitura identificado/formulado conjuntamente com os alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a escutarem atenta e compreensivamente a leitura do texto?

Antes de iniciar a leitura em voz alta, expliquei o modo de leitura e o comportamento que esperava dos alunos?

Durante a leitura, utilizei gestos apropriados que colocaram em destaque os temas, explicações e estrutura do texto?

Fiz mudanças nas ênfases e na velocidade da leitura segundo o conteúdo do texto?

Registre o comportamento (reações, atitudes) dos alunos durante a leitura em voz alta:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Evitei interromper a leitura para indagar pelo significado de palavras pouco frequentes ou novas?

Fiz uma leitura contínua e expressiva?

Contive as perguntas e comentários dos alunos, sinalizando que seriam retomadas em seguida?

Registre suas observações:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Chamei a atenção dos alunos sobre a estrutura organizativa do texto?

Durante a leitura, dei ênfase nas palavras-índice – palavras que indicam relações de finalidade (para, com esse objetivo), de causalidade (porque, por isso, por causa disso, em consequência), exemplificação (como, por exemplo), definição (isto é, chamado de), enumeração, etc.?

Registre as palavras-índice destacadas mediante ênfases, pausas ou gestos durante a leitura em voz alta:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei a explicitar a necessidade de reler e estudar o texto?

Após a primeira leitura, ajudei os alunos a recuperarem seus conhecimentos prévios, conjecturas e antecipações e a fazerem uma contraposição inicial?

Ajudei os alunos a identificarem as questões por resolver e a necessidade de releitura e estudo do texto?

Registre comentários realizados pelos alunos após a primeira leitura do texto:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a compreenderem a atividade de releitura e anotação do texto?

Apresentei a atividade de releitura e anotação do texto, explicando os procedimentos a serem usados e os objetivos de compreensão almejados?

Exemplifiquei o tipo de anotações a serem feitas e sua utilidade para a compreensão do tema?

Mostrei que o fato de reparar na linguagem do texto pode ajudar a aprofundar na compreensão do tema, revelar questões e resolver dúvidas?

Explicitei que reparar na linguagem do texto pode ajudar a entender como o conhecimento histórico é comunicado?

Registre as respostas dos alunos às orientações apresentadas:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a identificarem e a anotarem participantes e acontecimentos-chave?

Estimulei os alunos a identificarem QUEM FEZ O QUE destacando as palavras que o referem?

Registre as respostas e comentários realizados pelos alunos a partir de suas indagações ou orientações:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a identificarem e a anotarem as circunstâncias de tempo e lugar?

Estimulei os alunos a localizarem no texto as palavras que se referem a QUANDO e ONDE aconteceram os fatos apresentados?

Registre exemplos da participação dos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a identificarem e a anotarem as circunstâncias de causalidade?

Estimulei os alunos a destacarem as palavras que explicam POR QUE aconteceram os fatos apresentados?

Registre exemplos da participação dos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a se atentarem ao funcionamento das palavras-índice?

Estimulei os alunos a colocarem em destaque no texto as palavras que indicam relações de:

tempo;

causa;

definição;

comparação;

exemplificação;

outra(s)?

Registre exemplos da participação dos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Consegui modelar a anotação do texto a partir das contribuições dos alunos?

Ajudei os alunos a identificarem as informações focalizadas e destaquei suas observações?

Aproveitei incompreensões para fomentar a discussão temática e a análise dos conteúdos apresentados pelos textos?

Ouvi as contribuições dos alunos e dei destaque às relações estabelecidas por eles?

Registre suas observações sobre a participação dos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Mostrei aos alunos o modo em que a elaboração de esquemas ajuda durante o estudo do texto?

Elaborei esquemas na lousa para recuperar e integrar as informações analisadas?

Chamei a atenção sobre o procedimento de elaboração de esquemas, mostrando o modo em que podem ser produzidos?

Registre reações e comentários dos alunos sobre a elaboração de esquemas:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ofereci um modelo de estudo compreensivo do texto?

Mantive uma atitude interrogativa?

Contrastei conjecturas ou ideias prévias?

Retomei os objetivos da leitura?

Salientei as ligações estabelecidas?

Integrei e resumi as informações analisadas?

Registre reflexões dos alunos sobre o processo de aprendizagem:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a compreenderem com maior profundidade o significado e função de palavras do texto?

Ajudei os alunos a perceberem os atributos essenciais dos conceitos estudados?

Estimulei a identificação das relações que as palavras estabelecem entre elas no texto?

Registre o vocabulário focalizado durante o estudo do texto e o avanço dos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a verificarem sua compreensão dos conteúdos estudados?

Nas atividades de classificação, organização e/ou elaboração de esquemas, procurei estimular o questionamento e discussão das relações estabelecidas?

Evitei corrigir e dar a resposta correta, dando espaço para que os alunos explicitassem sua compreensão do tema?

Registre aqui exemplos das associações e relações estabelecidas pelos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a recuperarem e a integrarem os conteúdos estudados?

Ofereci modelos de procedimentos para o aluno escrever ou representar graficamente os conteúdos do texto?

Propus atividades de escrita ou representação gráfica dos conteúdos?

Estimulei o questionamento e discussão das relações estabelecidas?

Descreva os produtos elaborados pelos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a comunicarem oralmente sua compreensão do texto?

Exemplifiquei e ofereci modelos para os alunos apresentarem oralmente suas produções?

Comente as apresentações realizadas pelos alunos:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Ajudei os alunos a identificarem as relações entre as diferentes atividades realizadas e as compreensões atingidas?

Fiz um resumo da sequência de atividades de estudo realizadas, salientando o modo em que contribuíram para aumentar a compreensão do tema ou resolver os problemas formulados?

Envolvi os alunos em uma retomada das sequências de atividades de estudo realizadas, salientando como contribuíram para aumentar a compreensão do tema?

Registre sua valoração sobre as aprendizagens realizadas pelos alunos e a valoração feita pelos alunos: