Biblioteca
  • Linguagem
  • >Como é a linguagem dos textos de História
  • >Palavras utilizadas para estabelecer relações causais entre acontecimentos

Conectores temporais com função causal

São palavras como "quando", "depois", "após", "até", dentre outras. Geralmente são marcadores temporais, no entanto, também podem ser empregadas para estabelecer relações de condição ou causalidade. Vejamos os exemplos [1, 2]:

  • “Em geral, quando um povo indígena perdia a guerra para outro, entregava pessoas, que se tornavam escravas do povo vencedor.”
  • “O trabalho em jornais, revistas, livros, emissoras de rádio e de TV, teatros, cinemas e na música era censurado quando criticava o governo.”

Nos dois exemplos citados, a palavra “quando” não informa o momento ou período específico de tempo no qual se desenvolve o acontecimento, mas introduz a ideia de condição: se um povo indígena perdesse a guerra para outro, entregava-lhe pessoas; o trabalho em jornais era censurado, se criticasse o governo.

  • “Nesse conflito, os paulistas foram derrotados. Então, muitos partiram da região mineira e encontraram ouro em regiões onde atualmente estão localizados os estados de Mato Grosso e de Goiás.” 
  • “Poucos donatários conseguiram manter e desenvolver as capitanias. Então, o rei de Portugal estabeleceu o governo-geral.”

Nesses outros dois exemplos, a palavra “então”, que geralmente é usada para marcar sequência temporal, ajuda a construir uma relação consequencial. Notemos que uma reformulação possível para o primeiro exemplo seria: Nesse conflito, os paulistas foram derrotados. Por isso, muitos partiram da região mineira...

  • Após vários desentendimentos com o governo da Holanda, Nassau pediu demissão em 1654 e deixou o Brasil.” 
  • “Em 1567, após batalhas, os portugueses expulsaram os franceses da Baía de Guanabara.”

De modo semelhante aos exemplos anteriores, nas duas frases citadas a palavra “após” não tem como objetivo expressar um tempo específico, mas sugerir a relação causal entre os fatos narrados. Da primeira, podemos depreender que foi em consequência dos vários desentendimentos com o governo de Holanda que Nassau pediu demissão em 1654 e deixou o Brasil.

Por tudo isso, é importante ter em mente que leitores inexperientes precisam saber diferenciar a variedade de usos possíveis sobre as mesmas palavras e compreender apropriadamente os seus significados em cada caso. 

Referências bibliográficas

[1] MODERNA. Projeto Buriti – História. 4º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.
[2] MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 1ª edição. São Paulo, SP, 2011.