Biblioteca

Conteúdos que podem ser articulados no trabalho pedagógico para que os alunos ganhem cada vez mais autonomia no seu percurso como leitores.

Eixo norteador

Linguagem

Caracterização dos usos da linguagem que predominam nos textos didáticos de História e que podem ajudar a entender os desafios de compreensão enfrentados pelos alunos.

Dimensão para aprofundar
Selecione a dimensão

Como é a linguagem dos textos de História

Apresentação das palavras e expressões que comunicam informações relativas aos participantes e aos acontecimentos estudados, além das circunstâncias sob as quais ocorreram: lugar, tempo, causa, etc.

Conteúdo
Selecione o conteúdo

Palavras utilizadas para apresentar os acontecimentos

De que forma os textos comunicam "o que" aconteceu, diferenciando entre ações, intenções e estados vivenciados no passado?

Utilize os filtros ao lado para realizar consultas direcionadas sobre a linguagem dos textos de História, situações didáticas que favoreçam a aprendizagem de conteúdos disciplinares a partir desses textos, bem como princípios e ferramentas pedagógicas que contribuam para a sua atuação na sala de aula.