Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 5º ano - Texto 2: "Uma sociedade urbana"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "Uma sociedade urbana".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Compreender o processo de formação dos primeiros núcleos urbanos na região das minas.
  • Perceber a diversidade social presente nos núcleos urbanos formados com a mineração.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Como se organizavam as sociedades urbanas na região de exploração das minas?
  • Quais foram tais regiões? Que pessoas formavam os núcleos urbanos?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 14. São Paulo, SP, 2014.

Fiz um resumo dos principais conteúdos estudados na leitura dos dois primeiros textos da unidade e o comentário das diferentes imagens e mapas observados. Explicitei que com a próxima leitura íamos aprender como eram organizadas as sociedades que habitavam nas vilas e nas cidades que se criaram em torno da exploração do ouro:

  • Que tipo de pessoas morariam nessas cidades? Seriam pessoas que faziam as mesmas atividades?
  • Quais pessoas tinham uma vida mais confortável? Quais viviam em condições precárias?

Em seguida, lemos os subtítulos do texto e falei que nos concentraríamos apenas na primeira parte. Pedi aos alunos que se atentassem às palavras do primeiro subtítulo: formação e núcleos urbanos. Em relação à primeira, disseram: "Formar! Fazer!"

Lembrar procedimento de análise do significado de nominalizações

  • Sim, esta é uma palavra que vem do verbo "formar", que é como um fazer. Mas vocês se lembram de que as palavras que terminam em “ção” e que têm origem em um verbo nos obrigam a fazer umas perguntas? Alguém se lembra o que fazíamos no ano passado para compreender bem o significado desse tipo de palavras?
  • Sim, mas nem sempre procurávamos no dicionário. Analisávamos a palavra e achávamos o verbo do qual ela vinha. Quem formava o quê? Com perguntas como essa, podíamos apontar quem eram as pessoas que realizavam as ações e sobre quem recaía o impacto delas... Já estão lembrados?
  • Esses tipos de palavras nos obrigam a encontrar informações que não estão ditas no texto, mas que costumam ser conhecidas por nós, leitores.

Restituir os agentes e circunstâncias dos acontecimentos relatados no texto

  • Então, alguém formava algo... O que está depois da palavra “formação”? Isso! “Núcleos urbanos”, alguma ideia do seu significado?
  • A palavra urbano se refere à cidade, e núcleo, neste caso, a um agrupamento de pessoas na cidade. Então, retomando, como ficaria a nossa pergunta: quem formava as cidades? (ou os núcleos urbanos, como está escrito)
  • Sabemos quais pessoas formavam as cidades? Esse é um dos objetivos da nossa leitura. Então vamos ler.

Fiz a leitura da primeira parte do texto destacando os participantes e chamando a atenção para os adjetivos e expressões com os quais eles são descritos.

Em seguida, recuperamos nossas perguntas iniciais e os alunos passaram a nomear os participantes, ainda relendo o texto e sem se atentarem para a questão da organização e hierarquia. Então, pedi que fechassem os livros e pensassem em qual seria o maior grupo de pessoas nas cidades. Como não souberam responder, convidei-os a uma releitura e análise do texto.

Começamos a releitura nos detendo na primeira linha: A exploração do ouro favoreceu a formação de núcleos urbanos, como arraiais e vilas.

Analisar o significado de nominalizações por meio da formulação de perguntas e da recuperação de conhecimentos prévios

  • Vejam, aqui temos de novo as palavras “formação” e “núcleos urbanos”, e vemos mais uma dessas palavras que terminam em “ção”. Sim, “exploração”! Quem gostaria tentar analisar essa palavra?
  • “Exploração” vem do verbo “explorar”, que é como “procurar”. Neste caso, “exploração do ouro”, que seria algo como procura de ouro.
  • Muito bem, mas ainda temos que nos perguntar sobre as pessoas que realizavam as ações: Quem explorava/procurava ouro?
  • Sim, os portugueses! Já sabemos, então, qual seria o significado da frase? Qual o primeiro acontecimento que o texto nos relata? Os portugueses buscavam ouro no Brasil.

Analisar o significado de nominalizações por meio da formulação de perguntas e da recuperação de conhecimentos prévios

  • Bem, e como juntamos essa ideia com o significado de “favoreceu a formação de núcleos urbanos”, já sabendo o que significa “formação de núcleos”?
  • Está difícil... Vamos tentar. Daniel disse: Os portugueses buscavam ouro no Brasil, isso fez com que diversas pessoas se agrupassem formando... Vamos continuar lendo os exemplos sobre “núcleos urbanos”... Isso mesmo, "arraiais e vilas". E no texto anterior já aprendemos que quando uma vila crescia virava... Sim! Virava uma cidade!

Identificar e anotar a organização do texto

  • Resumindo, vimos que o texto começa nos explicando sobre um acontecimento que foi causa de outro.
  • A busca de ouro por parte dos portugueses fez com que pessoas se agrupassem formando “núcleos urbanos”.

Seguimos discutindo o significado do texto e identificando sua organização. Chamei a atenção para a descrição sobre as pessoas que formaram as cidades e problematizei o significado das expressões: pequena parcela da população, camada intermediária e a maioria da população.

Em seguida, propus que se organizassem em grupos para pensarem como representar graficamente essas informações contidas no texto que analisamos. Que informações-chave precisariam desenhar e escrever sobre elas?

Fui passando pelos grupos, ajudando-os a selecionarem o vocabulário-chave do parágrafo e a pensarem na melhor forma de representar a divisão da população de acordo com as características descritas no texto.

Os grupos finalizaram seus esquemas e trocaram entre si os seus trabalhos. Encerramos a atividade comentando as escolhas feitas sobre como desenhar a sociedade urbana em torno da exploração do ouro e as tremendas desigualdades existentes.

Em particular, destacamos os motivos pelos quais o esquema piramidal se ajusta tão bem ao tema estudado.

Por fim, convidei os grupos a reunirem em um único gráfico os desenhos e representações esquemáticas planejadas para representar a composição dos núcleos urbanos, escrevendo legendas quando necessário. Incluímos todas essas produções no nosso mural dedicado à área de História.