Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 5º ano - Texto 6: "A independência do Brasil"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "A independência do Brasil".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Compreender as causas do retorno de D. João VI à Portugal.
  • Identificar os fatores que levaram à independência do Brasil.
  • Perceber o significado do termo “independência” no contexto da emancipação política do Brasil em relação à Portugal.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Por que D. João VI teve de retornar à Portugal?
  • Como foi a declaração de independência do Brasil?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 30. São Paulo, SP, 2014.

Recuperei os principais conteúdos estudados durante o desenvolvimento da unidade, contextualizando a leitura do último texto. Lendo os títulos, conjecturamos sobre a possível relação entre o retorno de D. João VI à Portugal e a proclamação da independência do Brasil.

Fiz uma leitura do texto, em voz alta e expressiva, marcando a sequência cronológica dos acontecimentos relatados. Destaquei expressões como: no ano de 1918, com o fim das guerras na Europa, em 7 de setembro de 1822, meses depois, entre outras.

Relemos e anotamos de forma coletiva os dois primeiros parágrafos do texto, representando esquematicamente em uma linha do tempo a sequência de eventos relatados e comentando as relações causais entre eles.

Organizei os alunos em grupos de trabalho para que terminassem de analisar o texto, identificando "o que causou o quê" (ou seja, diferenciando "acontecimentos-causa" e "acontecimentos-consequência"). Logo, conjuntamente completamos a linha do tempo iniciada na lousa com as novas informações apresentadas pelos grupos.

Para finalizar o estudo da unidade temática, propus aos alunos que construíssem em nosso mural uma linha do tempo que integrasse os acontecimentos estudados que resultaram na proclamação da independência do Brasil.

Revendo os textos analisados ao longo das duas unidades, identificamos o período de tempo que deveria ser retratado e depois distribuímos entre os grupos de trabalho a seleção dos principais acontecimentos que deveriam ser citados na linha do tempo. Por fim, conversamos sobre a forma como poderiam ser ilustrados tais acontecimentos e que informações deveriam constar nas legendas que acompanhariam as imagens desenhadas por eles.

Após o trabalho nos pequenos grupos, fizemos a composição do mural conjuntamente e uma leitura final, integrando as principais informações estudadas.