Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 5º ano - Texto 1: "A descoberta de ouro e de diamante"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "A descoberta de ouro e diamante".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Compreender os motivos que impulsionaram a busca por ouro no século XVII.
  • Perceber que a descoberta de ouro deu origem a disputas pelo controle das minas.
  • Identificar as causas e as consequências da Guerra dos Emboabas.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Por que houve um declínio no comércio de açúcar no Brasil colonial?
  • Em que consistiu a Guerra dos Emboabas? Quem entrou em conflito? Por quê?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 10. São Paulo, SP, 2014.

Conversei com os alunos sobre o modo como aprendemos a estudar os textos da disciplina de História no ano passado. Os alunos nomearam várias das atividades realizadas: leitura e anotação do texto, seleção de palavras-chave, produção de esquemas.

Em seguida, organizei a sala em pequenos grupos de trabalho e, depois de convidar os alunos a recuperarem o que já sabiam sobre as características dos textos de História, expliquei que nos prepararíamos para a leitura do primeiro texto dessa unidade a partir da classificação do seu vocabulário.

Classificar o vocabulário do texto

  • Vamos começar a pensar na primeira unidade do ano observando e organizando as palavras do texto que vamos ler.
  • Cada grupo recebeu um conjunto de palavras, vocês precisam ler cada cartão e começar a juntá-las em pequenos grupos.

Lembrar categorias do vocabulário próprio dos textos de História

  • Lembrem-se de que nos textos de História costumamos encontrar palavras que apresentam pessoas ou grupos de pessoas, palavras que explicam ações e acontecimentos, palavras que dizem o lugar e o tempo em que ocorreram os acontecimentos que estamos estudando.
  • Com certeza vocês vão encontrar outros grupos de palavras que se relacionam de outras formas e que podem formas novos grupos.

Observar modelo de raciocínio para a classificação do vocabulário do texto

  • Vamos começar classificando juntos estas palavras que tenho na lousa, quais podem fazer parte de um mesmo grupo?

PAULISTAS              COLONOS                     BRASIL

ACREDITAVAM      REGIÃO MINEIRA     PARTIRAM

  • Quais cartões poderiam ir juntos? Eu estou vendo dois cartões que são nomes de lugares e, por isso, informam onde acontece a história que estudamos, vocês já os viram?
  • Sim, região mineira e Brasil formam um grupo de palavras ou expressões de lugar. Agora é a vez de vocês.

Os alunos tiveram 15 minutos para realizar a atividade e logo fizemos uma discussão sobre as descobertas. Fui anotando na lousa.

Em seguida, propus aos alunos que observassem com atenção as palavras que tínhamos classificado e que começassem a pensar na forma como, possivelmente, estas palavras estariam relacionadas no texto que íamos ler. Ofereci alguns exemplos de questões que podíamos levantar a partir dessa discussão e registrei na lousa as questões elaboradas pelos grupos.

Acompanhar e, posteriormente, realizar formulação de antecipações a partir do estudo do vocabulário do texto

  • Agora que conhecemos, em parte, as palavras do texto, vamos pensar nas perguntas que ele pode nos ajudar a resolver.
  • Por exemplo, observando as palavras que classificamos na lousa eu me pergunto: Quem eram os Emboabas? Os colonos portugueses encontraram ouro em Minas Gerais? Ou foram os holandeses?
  • Agora é a vez de vocês, observem suas palavras e pensem nas informações que elas vão nos apresentar quando estiverem juntas no texto.

Alguns exemplos dos grupos de palavras e as perguntas formuladas a partir delas:

 

Finalizamos essa sessão de trabalho com a leitura do texto em voz alta, em que procurei enfatizar o vocabulário que acabávamos de estudar e, também, os pronomes utilizados para manter a coesão no texto.

Na sequência, dei espaço para um breve comentário sobre as nossas descobertas, identificando antecipações incorretas e as perguntas que ainda precisavam de uma releitura para serem respondidas.

Fizemos uma análise coletiva da primeira parte do texto, recuperando as categorias que costumávamos utilizar para descrever as partes de um texto histórico. Relembrei-os da importância de identificarmos os enlaces temporais e causais (qual acontecimento antecedeu ou causou outro acontecimento).

A partir do exemplo que fizemos juntos na lousa com a primeira parte do texto, propus aos alunos que continuassem fazendo o mesmo em relação à segunda parte, em pequenos grupos de trabalho.

Para finalizar o estudo do texto, pedi aos grupos que selecionassem uma das perguntas-chave que havíamos elaborado e que tentassem respondê-la esquematicamente usando o vocabulário classificado antes da leitura.