Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Ferramentas para registro do trabalho pedagógico

Insumos para a avaliação do trabalho dos alunos

Embora o principal objetivo do projeto Aprender a Estudar Textos seja que os alunos aprendam mais e melhor os conteúdos históricos estudados, também é possível verificar as aprendizagens desenvolvidas em torno dos procedimentos de estudo de textos acadêmicos. A seguir apresentamos uma lista dos tipos de habilidades e conhecimentos que os estudantes podem atingir se participarem sistematicamente de propostas de atividades em torno da leitura de textos.

Acesse-o em PDF ou em formato aberto para fazer suas próprias anotações.

Identifica a função da diversidade de dispositivos gráficos e discursivos que oferecem índices sobre o conteúdo e organização do texto (títulos, subtítulos, imagens, gráficos, boxes, legendas, tipografia, etc.).

Formula conjecturas ou antecipações a partir da leitura dos dispositivos gráficos e discursivos do texto.

Identifica e formula perguntas a serem respondidas com a leitura do texto.

Registre observações que merecem atenção:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Mantém uma escuta ativa durante a leitura em voz alta realizada pela professora.

Realiza anotações sobre o texto que refletem seu trabalho compreensivo, por exemplo: circula palavras desconhecidas, sublinha informações importantes, enlaça segmentos associados.

Identifica o tema do texto.

Registre observações que merecem atenção:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Para estudar a organização do texto

Identifica e anota os segmentos informativos do texto e suas conexões – participantes, acontecimentos, circunstâncias de lugar, tempo, causalidade, modo, etc.

Identifica e anota segmentos discursivos do texto – definição, enumeração, comparação, exemplificação, explicação, descrição, função, localização, etc.

Repara nas características gramaticais das diferentes funções discursivas – palavras-índice de segmentos descritivos, explicativos, narrativos, de definição, comparação, etc.

Compreende a função de conectores e marcadores discursivos.

Identifica partículas e enlaces referenciais no desenvolvimento textual.

Registre observações que merecem atenção:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

Para estudar o vocabulário do texto

Analisa o significado de uma palavra a partir do estabelecimento de diferentes relações semânticas e discursivas – relações de sinonímia (similaridade), antonímia (oposição), hiperonímia (inclusão), colocação no texto e em outros usos da linguagem (outros contextos de uso da palavra).

 Compõe definições a partir de diferentes informações.

 Reflete sobre a função de palavras específicas segundo sua localização no texto.

 Classifica o vocabulário do texto ou trechos textuais, identificando categorias informativas apropriadas com os conteúdos estudados.

Registre observações que merecem atenção:

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

                                                                                                                   

 Cita trechos textuais, diferenciando entre as palavras do texto e o significado ou interpretação atribuída.

 Elabora esquemas e gráficos que representem as informações-chave do texto.

 Usa a elaboração de representações esquemáticas para verificar e consolidar a compreensão dos conteúdos estudados.

 Expõe os conteúdos estudados, usando uma linguagem acadêmica apropriada.

Registre observações que merecem atenção: