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Relato do 5º ano - Texto 4: "As revoltas coloniais"

Relato do professor sobre a realização da seguinte sequência de atividades proposta para o texto "As revoltas coloniais".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Entender a cobrança de impostos e o monopólio comercial realizados por Portugal.
  • Conhecer alguns conflitos que antecederam a independência.
  • Compreender que diferentes camadas sociais, em distintas regiões, estavam insatisfeitas com o governo português.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Quais os impostos cobrados pelo governo português sobre a extração do ouro?
  • O que significa "monopólio"? Em que consistia o monopólio comercial?
  • O que foram as Conjurações Mineira e Baiana? Quais suas semelhanças e diferenças?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 26. São Paulo, SP, 2014.

Para começar o estudo da nova unidade, convidei os alunos a pensarem no significado da palavra "independência” e anotei suas definições na lousa. Pedi que comparassem a palavra "independência” com outras que apresentam o mesmo prefixo "in”.

A partir da discussão, o grupo concluiu que o prefixo "in” determina o significado contrário do termo. Assim, fizemos uma lista de palavras que começassem dessa forma (injusto, insensível, incompreensível, incômodo, insatisfeito, etc.).

Voltando ao significado da palavra "independência", criamos uma pequena rede incluindo termos equivalentes, contrários, contextos de uso e uma definição aproximada. Em seguida, compartilhei as principais questões a serem discutidas e compreendidas durante o trabalho da unidade, bem como as atividades que realizaríamos para atingir os objetivos dessa leitura em particular.

Realizei uma leitura, em voz alta e expressiva, fazendo pausas que delimitassem o tempo, participantes e acontecimentos. Justifiquei a necessidade de releitura pela quantidade de informações contidas no texto.

Pedi aos alunos que relessem individualmente o texto e que circulassem as palavras que consideravam desconhecidas ou de significado pouco claro.

Em seguida, cada um escolheu uma das palavras selecionadas e tentou defini-la, de acordo com o sentido que assumiam no contexto do trecho lido. Conversamos sobre os termos identificados (imposto, arrecadar, cota, conjuração, panfleto), localizando-os no texto, e esclarecemos os seus significados, consultando o glossário do livro e/ou o dicionário.

Lembrando os objetivos da leitura, convidei os alunos a identificarem "acontecimentos que causaram outros acontecimentos", percebendo e anotando as relações causa-consequência. Apoiei essa nova análise construindo diagramas de enlace na lousa que representaram as conexões entre as informações apresentadas no texto.

Integrar as informações analisadas

  • Por que a população do Brasil estava descontente com o governo português? Quais são os acontecimentos que o texto cita como causa desse descontentamento?
  • Vamos fazer um gráfico para visualizar essas razões...

Em pequenos grupos, solicitei a elaboração de um esquema com as informações sobre o que ficou conhecido como a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana.

Em cada caso, e acompanhando as informações do texto, os alunos foram orientados a diferenciar as pessoas que participaram de tais movimentos, suas ações e consequências. Conversamos sobre os enlaces que poderiam se estabelecer entre as diferentes informações.