Biblioteca
  • Exemplos e referências
  • >Experiência em sala de aula
  • >Relatos de atividades

Relato do 5º ano - Texto 3: "O trabalho nas minas"

Relato reflexivo das atividades realizadas a partir da leitura e estudo do texto "O trabalho nas minas".

Objetivos de aprendizagem dos conteúdos, de acordo com o Manual do Professor:

  • Conhecer os trabalhadores das minas.
  • Identificar alguns instrumentos utilizados na mineração e algumas técnicas oriundas da África.
  • Compreender as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores escravizados nas minas.
  • Perceber as possibilidades de obtenção de alforria durante o período da mineração.

Principais questões a serem discutidas com os alunos:

  • Quem trabalhava nas minas? Como era esse trabalho?
  • Quais eram as condições de trabalho nas minas?

MODERNA. Projeto Buriti – História. 5º ano, 3ª edição. p. 16. São Paulo, SP, 2014.

Contei aos alunos que íamos terminar o estudo dessa unidade com a leitura de um texto sobre as minas de ouro. Para isso, convidei-os a pensarem sobre o título, os subtítulos e as imagens.

Depois de uns minutos, pedi que compartilhassem suas ideias sobre o texto. Anotamos algumas hipóteses (por exemplo, "a bateia era utilizada para lavar o ouro”) e perguntas que gostaríamos de responder (por exemplo, "onde se encontra o ouro, na água ou na terra?").

Fiz uma leitura expressiva do texto, enfatizando os verbos de definição/descrição (eram, foram, havia), os conectores (por causa de, isto é) e as palavras-índice (pois, para).

Os alunos, espontaneamente, confirmaram algumas das conjecturas formuladas antes da leitura, mas não foi fácil responder a todas as perguntas. Então reforcei que justamente por isso iríamos reler e analisar o texto.

Fizemos uma análise conjunta da primeira parte do texto, anotando os pontos que a compunham, comentando a função dos diferentes tipos de verbos e marcando os enlaces referenciais.

Em pequenos grupos, os alunos releram e anotaram as partes seguintes. Fizemos uma conversa final com o objetivo de reunir as anotações feitas pelos grupos em um registro coletivo na lousa.

Expliquei aos alunos que, para fazermos um esquema sobre o texto, precisaríamos selecionar as palavras-chave de cada trecho. Lembrei-os de que no ano passado já havíamos feito isso algumas vezes e de que era preciso selecionar as palavras com bastante atenção, considerando uma quantidade mínima de informações que precisavam ser comunicadas.

Propus que seguissem trabalhando em pequenos grupos, cada qual montando o esquema de um parágrafo específico, e logo faríamos uma composição juntando os diferentes blocos. Para relembrar o procedimento, comecei dando um exemplo na lousa da seleção do vocabulário, utilizando as anotações que tínhamos feito sobre as partes do texto.

Reparar nas funções das partes do texto para identificar o vocabulário-chave de cada trecho

  • Vamos observar a primeira parte do texto, quais foram as nossas anotações?
  • Anotamos que o texto começa descrevendo quem eram as pessoas que trabalhavam nas minas, sua procedência e conhecimentos sobre essa prática. Em seguida, anotamos a parte que explica uma das razões pelas quais os portugueses preferiam a mão de obra desses trabalhadores.
  • Se queremos fazer um esquema que explique quem eram os trabalhadores das minas, que palavras devemos incluir? Quem eram esses trabalhadores? Isso! O texto diz: "negros escravizados". E o que sabemos sobre eles, já anotamos aqui: procedência e conhecimentos.

Identificar o vocabulário de trechos textuais a partir de perguntas sobre o conteúdo anotado

  • Quais palavras nos dizem de onde vinham as populações que foram escravizadas pelos portugueses para trabalhar nas minas?
  • Isso mesmo! "Costa da Mina", "África Ocidental".
  • Quais palavras nos indicam os conhecimentos que possuíam? "Instrumentos", "bateia", "canoa", "técnicas de trabalho".

Atentar-se à coocorrência de termos

  • Quais palavras nos explicam por que as populações negras tinham esses conhecimentos específicos? "Praticavam", "mineração", "terras de origem".
  • Sim, mas acho que já selecionamos algumas palavras que revelam qual era a “terra de origem”, vocês as veem?
  • Verdade, aqui já temos "Costa da Mina", "África Ocidental".

Observar a integração do conteúdo analisado, comentando sequências textuais e seu vocabulário-chave

  • Resumindo, o texto começa descrevendo quem eram os trabalhadores das minas. As palavras-chave desta descrição são: "trabalhadores" = "negros escravizados".
  • Logo, encontramos várias informações. O trecho nos informa que a maioria desses trabalhadores eram africanos, da "Costa da Mina", "África Ocidental", e ainda nos explica uma das razões pelas quais os portugueses utilizaram a mão de obra dessas populações na mineração: pelos seus "conhecimentos" = "instrumentos" (como "bateia" e "canoa") + "técnicas de trabalho".

  • Agora vamos tentar organizar estas palavras em um esquema que resuma graficamente o tema da primeira parte do texto: Quem trabalhava nas minas?
  • Vou entregar a cada grupo papeis onde deverão escrever as palavras que selecionamos e folhas para pensar em como organizá-las e conectá-las. Sugiro que colem as palavras somente quando tiverem decidido a melhor forma de dispor as informações no espaço disponível.

Apoiei os grupos, lembrando-os dos procedimentos e do raciocínio que acompanham a tomada de decisões sobre a distribuição e organização dos conceitos (vocabulário): o que colocar linearmente, quando verticalizar ou agrupar, etc. Feito isso, fiz uma síntese desses procedimentos na lousa e distribuí os parágrafos do texto aos alunos, que continuaram o trabalho, contando com a minha ajuda.

Pedi aos grupos que identificassem os conceitos que poderiam ser representados por meio de desenhos ou imagens, oferecendo a eles suporte para composição dos gráficos. Em seguida, os grupos apresentaram seus trabalhos, que ordenamos e colamos no mural da disciplina de História.