Biblioteca
  • Atividades para aprender a estudar textos
  • >Durante a leitura – como ler em voz alta para favorecer a compreensão?
  • >Propostas de atividades

Identificar a necessidade de releitura do texto

Após a leitura em voz alta e o comentário inicial sobre o texto, é possível verificar conjuntamente as questões que ainda não foram resolvidas e que precisam de um estudo detalhado.

Identificar a necessidade de releitura e da realização de anotações no texto são ações espontâneas de leitores experientes [1]. No entanto, os alunos da faixa etária a que estamos nos referindo ainda precisam incorporar em seu repertório esses procedimentos de compreensão.

Novamente seremos nós os encarregados de servir como modelo de alguém que formula perguntas ao texto e reconhece aquilo que ainda gera dúvidas, convidando os alunos a participar das atividades de releitura e anotação do texto.

As questões que motivam o estudo do texto surgem da necessidade de se entender melhor:

  • o vocabulário, e com isso os conceitos apresentados;
  • as unidades informativas e a hierarquia das relações expressas entre elas (de causalidade, temporalidade, composição, contraste).

Assim, as perguntas a serem aprofundadas podem chamar atenção às palavras e expressões utilizadas no texto, sua ordem de apresentação e função (é para definir, explicar, exemplificar, comparar...), entre outros aspectos.

Vale ressaltar que os alunos precisam observar e participar de muitas situações modelares para aprender a formular perguntas ao texto. Por isso, antes de propor que realizem esse tipo de atividade por conta própria, é importante garantir que tenham acumulado suficiente experiência com o procedimento.

Referências bibliográficas

[1] Minguela, M. & Solé, I. (2011). Comprenc el que llegeixo? Articles de Didàctica de la Llengua i de la Literatura, 53, 35-44.